MediaTek lança Dimensity 9000+ para turbinar smartphones 5G
O mais recente chipset da empresa traz recursos de inteligência artificial e oferece aos fabricantes de celulares mais uma opção de alto desempenho para celulares topo de linha
24/06/2022
Tamanho fonte
Por redação AIoT Brasil
A MediaTek acaba de lançar o chipset Dimensity 9000+, um upgrade na linha de chips para smartphone 5G flagship (topo de linha) da empresa. Este novo chipset oferece aumento no desempenho em relação ao Dimensity 9000 para tornar a próxima geração de smartphones flagship ainda mais rápida e eficiente.
O novo system-on-chip (SoC) Dimensity 9000+ integra a arquitetura de CPU v9 da Arm com um processo de oito núcleos de 4 nm, com a combinação de um núcleo ultra-Cortex-X2 operando com até 3,2 GHz (comparado a 3,05 GHz do Dimensity 9000), três núcleos super Cortex-A710 e quatro núcleos Cortex-A510 de alta eficiência.
A arquitetura avançada da CPU e o processador gráfico Arm Mali-G710 MC10 integrado ao novo chipset fornecem mais de 5% de aumento no desempenho da CPU e mais de 10% de melhoria no desempenho da GPU.
“Com base no sucesso do nosso primeiro chipset 5G topo de linha, o Dimensity 9000+ garante aos fabricantes de dispositivos o acesso aos recursos de alto desempenho mais avançados e às tecnologias móveis mais recentes, permitindo que seus smartphones topo de linha se destaquem no mercado”, disse o Yenchi Lee, vice-gerente geral da unidade de negócios de comunicações sem fio da MediaTek.
“Com um conjunto de recursos avançados de IA, jogos, multimídia, imagem e conectividade, o Dimensity 9000+ oferece jogabilidade mais rápida, streaming sem interrupções e experiência de usuário melhor em todos os aspectos.”
O Dimensity 9000+ é a mais recente adição à série Dimensity 9000 de chipsets para smartphones topo de linha, desenvolvidos para atender às crescentes demandas de largura de banda do mercado de dispositivos móveis. O LPDDR5X integrado suporta cache de CPU L3 de 8 MB e cache de sistema de 6 MB. Além disso, o chipset possui a unidade de processador de aplicativos de quinta geração da MediaTek (APU 5.0) para recursos robustos de computação de inteligência artificial e design com baixo consumo de energia.
Smartphones equipados com o Dimensity9000+ da MediaTek devem ser lançados no terceiro trimestre de 2022.