AiotAiot


Consórcio realiza a primeira conexão 5G-Advanced NTN do mundo via satélite

Grupo reúne Agência Espacial Europeia, Airbus e MediaTek, entre outros; teste bem-sucedido abre caminho para a interoperabilidade total entre redes terrestres e espaciais

27/11/2025

Consórcio realiza a primeira conexão 5G-Advanced NTN do mundo via satélite
Tamanho fonte

Por redação AIoT Brasil

Um consórcio formado por nomes como MediaTek, Agência Espacial Europeia (ESA), Eutelsat, Airbus Defence and Space, Sharp, Industrial Technology Research Institute (ITRI) e a Rohde & Schwarz (R&S) anunciou a realização do primeiro teste bem-sucedido do mundo da tecnologia 5G-Advanced Non-Terrestrial Network (NTN) com satélites de baixa órbita (LEO) OneWeb da Eutelsat.

O teste, realizado nas instalações da ESA na Holanda, foi totalmente compatível com as futuras especificações 3GPP Release 19 (Rel-19) e representa um marco para a conectividade global. A demonstração abre caminho para a implantação em larga escala do padrão 5G-Advanced NR NTN, que permitirá a interoperabilidade total entre redes de satélite e redes terrestres. Isso promete reduzir o custo de acesso e habilitar o uso de banda larga via satélite para dispositivos NTN, como smartphones, veículos e equipamentos de IoT, em qualquer lugar do mundo.

O teste histórico utilizou a constelação de satélites OneWeb, que se comunicaram com um chipset NR NTN da MediaTek e um gNB (estação base) NR-NTN do ITRI. A conexão implementou especificações avançadas do 3GPP Release 19, incluindo o uso da banda Ku, largura de banda de canal de 50 MHz e a função de “conditional handover” (CHO), que garante a manutenção da conexão de forma transparente para o usuário.

Durante o teste, um terminal de usuário NTN, equipado com uma antena de painel plano desenvolvida pela Sharp, conectou-se com sucesso via satélite ao core 5G em solo, usando a antena do gateway localizada no Centro Europeu de Pesquisa e Tecnologia Espacial (ESTEC) da ESA.

Com a integração total dos padrões 3GPP, aceitos por toda a indústria móvel, as constelações de satélites compatíveis poderão complementar naturalmente as redes terrestres. Isso permitirá uma conectividade verdadeiramente onipresente, com economias de escala, e abrirá novos mercados para conectividade em smartphones, no setor automotivo e na Internet das Coisas.

“Como líder global em conectividade terrestre e não terrestre, continuamos nossa missão de melhorar vidas, permitindo que a tecnologia conecte o mundo ao nosso redor, incluindo áreas com pouca ou nenhuma cobertura celular”, disse Mingxi Fan, chefe de engenharia de sistemas sem fio e ASIC da MediaTek. “Ao fazer conexões reais com os satélites LEO da Eutelsat em órbita, juntamente com nossos parceiros de ecossistema, estamos agora um passo mais próximos de trazer a próxima geração de conectividade de banda larga via satélite NR-NTN baseada em 3GPP para usos comerciais”, completou o executivo.

“Ao estabelecer parceria com a Airbus Defence and Space, Eutelsat e parceiros, este passo inovador na integração de redes terrestres e não terrestres prova porque a colaboração é um ingrediente essencial para impulsionar a competitividade e o crescimento do setor europeu de comunicações por satélite”, disse David Phillips, chefe do departamento de sistemas, linhas de programas estratégicos e tecnologia da diretoria de Conectividade e Comunicações Seguras da ESA.

“Estamos orgulhosos de estar entre as empresas líderes que trabalham nas especificações NTN e de sermos a primeira operadora de satélite a testar banda larga NTN sobre satélites LEO de banda Ku”, disse Daniele Finocchiaro, chefe de P&D e projetos de telecomunicações da Eutelsat. “A colaboração com parceiros importantes é um elemento-chave ao trabalhar em uma nova tecnologia, e agradecemos especialmente o apoio da Agência Espacial Europeia.”

O teste foi possível graças ao apoio do programa Space for 5G/6G & Sustainable Connectivity da ESA, da Diretoria de Conectividade e Comunicações Seguras (CSC) da ESA e do apoio da Diretoria de Tecnologia, Engenharia e Qualidade (TEC) da ESA.

TAGS

#5G#5G NTN#ASIC#chipset#conectividade#gateway#ITRI#LEO#redes#satélite

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas