MediaTek lança modem 5G-Advanced de até 12 Gbps
Empresa já desenvolve tecnologias que permitem que as redes de próxima geração evoluam para o 6G
06/03/202527/11/2025

Por redação AIoT Brasil
Um consórcio formado por nomes como MediaTek, Agência Espacial Europeia (ESA), Eutelsat, Airbus Defence and Space, Sharp, Industrial Technology Research Institute (ITRI) e a Rohde & Schwarz (R&S) anunciou a realização do primeiro teste bem-sucedido do mundo da tecnologia 5G-Advanced Non-Terrestrial Network (NTN) com satélites de baixa órbita (LEO) OneWeb da Eutelsat.
O teste, realizado nas instalações da ESA na Holanda, foi totalmente compatível com as futuras especificações 3GPP Release 19 (Rel-19) e representa um marco para a conectividade global. A demonstração abre caminho para a implantação em larga escala do padrão 5G-Advanced NR NTN, que permitirá a interoperabilidade total entre redes de satélite e redes terrestres. Isso promete reduzir o custo de acesso e habilitar o uso de banda larga via satélite para dispositivos NTN, como smartphones, veículos e equipamentos de IoT, em qualquer lugar do mundo.
O teste histórico utilizou a constelação de satélites OneWeb, que se comunicaram com um chipset NR NTN da MediaTek e um gNB (estação base) NR-NTN do ITRI. A conexão implementou especificações avançadas do 3GPP Release 19, incluindo o uso da banda Ku, largura de banda de canal de 50 MHz e a função de “conditional handover” (CHO), que garante a manutenção da conexão de forma transparente para o usuário.
Durante o teste, um terminal de usuário NTN, equipado com uma antena de painel plano desenvolvida pela Sharp, conectou-se com sucesso via satélite ao core 5G em solo, usando a antena do gateway localizada no Centro Europeu de Pesquisa e Tecnologia Espacial (ESTEC) da ESA.
Com a integração total dos padrões 3GPP, aceitos por toda a indústria móvel, as constelações de satélites compatíveis poderão complementar naturalmente as redes terrestres. Isso permitirá uma conectividade verdadeiramente onipresente, com economias de escala, e abrirá novos mercados para conectividade em smartphones, no setor automotivo e na Internet das Coisas.
“Como líder global em conectividade terrestre e não terrestre, continuamos nossa missão de melhorar vidas, permitindo que a tecnologia conecte o mundo ao nosso redor, incluindo áreas com pouca ou nenhuma cobertura celular”, disse Mingxi Fan, chefe de engenharia de sistemas sem fio e ASIC da MediaTek. “Ao fazer conexões reais com os satélites LEO da Eutelsat em órbita, juntamente com nossos parceiros de ecossistema, estamos agora um passo mais próximos de trazer a próxima geração de conectividade de banda larga via satélite NR-NTN baseada em 3GPP para usos comerciais”, completou o executivo.
“Ao estabelecer parceria com a Airbus Defence and Space, Eutelsat e parceiros, este passo inovador na integração de redes terrestres e não terrestres prova porque a colaboração é um ingrediente essencial para impulsionar a competitividade e o crescimento do setor europeu de comunicações por satélite”, disse David Phillips, chefe do departamento de sistemas, linhas de programas estratégicos e tecnologia da diretoria de Conectividade e Comunicações Seguras da ESA.
“Estamos orgulhosos de estar entre as empresas líderes que trabalham nas especificações NTN e de sermos a primeira operadora de satélite a testar banda larga NTN sobre satélites LEO de banda Ku”, disse Daniele Finocchiaro, chefe de P&D e projetos de telecomunicações da Eutelsat. “A colaboração com parceiros importantes é um elemento-chave ao trabalhar em uma nova tecnologia, e agradecemos especialmente o apoio da Agência Espacial Europeia.”
O teste foi possível graças ao apoio do programa Space for 5G/6G & Sustainable Connectivity da ESA, da Diretoria de Conectividade e Comunicações Seguras (CSC) da ESA e do apoio da Diretoria de Tecnologia, Engenharia e Qualidade (TEC) da ESA.
#5G#5G NTN#ASIC#chipset#conectividade#gateway#ITRI#LEO#redes#satélite

Empresa já desenvolve tecnologias que permitem que as redes de próxima geração evoluam para o 6G
06/03/2025
Tecnologia traz benefícios como a melhoria na vida útil da bateria para dispositivos vestíveis, como smartwatches, e a redução da complexidade e uso eficiente de energia para dispositivos de IoT industriais
26/06/2024
Companhia apresenta a tecnologia de modem RedCap e uma família de chipsets para acelerar a transição para o 5G-NR em aplicações de internet das coisas
17/11/2023