Empresa já desenvolve tecnologias que permitem que as redes de próxima geração evoluam para o 6G
06/03/2025
Tamanho fonte
Por redação AIoT Brasil
A MediaTek lançou a solução de modem celular M90 5G-Advanced, que se alinha com as especificações 3GPP Release 17 e as próximas na Release 18. O MediaTek M90 oferece um desempenho de downlink de até 12 Gbps e aumenta o desempenho de uplink em até 20% com a comutação TX de uplink 3GPP Release 17 2T-2T. Este novo modem é compatível com conectividade sub-6GHz (FR1 com até 6CC-CA) e mmWave (FR2 com até 10CC-CA) e disponibiliza suporte dual 5G SIM dual-active com capacidades de dados duplas.
A nova tecnologia MediaTek Modem AI (MMAI) integrada no modem MediaTek M90 apresenta modelos de Inteligência Artificial (IA) projetados para melhorar a eficiência energética e o desempenho do dispositivo. Esses modelos incluem características como a identificação de padrões de tráfego de dados para otimizar o consumo de energia e a latência, além da detecção de cenários de uso e orientação do dispositivo para maximizar a experiência de conectividade.
Como parte do MMAI, a tecnologia Smart Antenna da MediaTek aproveita a IA para treinar modelos de alto desempenho utilizando dados agregados de impedância e sinal de antena massiva. Segundo a empresa, isso permite uma identificação precisa do ambiente operacional com uma precisão de 99,5% e aumenta o desempenho dos dados em até 24%, com conectividade de usuário e experiência de mobilidade otimizadas.
“As características avançadas de IA e 5G em nosso modem M90 permitem que os fabricantes de equipamentos ofereçam um desempenho diferenciado com mais flexibilidade de design, assim como uma solução total altamente integrada e otimizada para a melhor experiência de usuário possível em todos os dispositivos”, afirma Mingxi Fan, gerente geral sênior do grupo de tecnologia wireless da MediaTek. “A MediaTek ultrapassou os limites da conectividade 5G-Advanced, e já estamos desenvolvendo tecnologias que permitem que as redes de próxima geração evoluam para o 6G”, completa o executivo.
O dispositivo também integra conectividade satelital (NTN), com 3GPP IoT-NTN para aplicações de baixa velocidade de dados e tecnologia NR-NTN para serviços de alta velocidade de dados. De acordo com a empresa, a tecnologia MediaTek UltraSave, embarcada no M90, reduz o consumo médio de energia em até 18% em comparação com o modem da geração anterior. Isso prolonga a vida útil da bateria e otimiza o desempenho geral do dispositivo.