Fórum de Lisboa destaca a urgência da regulamentação da IA
Evento que se encerra hoje na capital portuguesa enfatizou os desafios e os riscos à democracia envolvidos no uso da tecnologia
04/07/202520/06/2022
Por redação AIoT Brasil
Não será no Brasil: o governo do Uruguai anunciou que o país receberá o primeiro laboratório de inteligência artificial, nuvem e internet das coisas da Microsoft na América Latina, o AI & IoT Insider Lab, que será instalado na capital, Montevidéu. A novidade foi divulgada por meio de um comunicado da própria Presidência da República do país vizinho, depois de concretizado um acordo em Los Angeles durante a recente Cúpula das Américas.
Este será o terceiro laboratório de IA e IoT da Microsoft fora dos Estados Unidos, juntando-se aos de Xangai, na China, e de Munique, na Alemanha. O anúncio foi feito logo após uma reunião virtual entre o presidente uruguaio, Luis Lacalle Pou, e uma delegação da empresa liderada por Rodrigo Kede Lima, chefe da empresa para a América Latina. Também participaram o ministro da Indústria do Uruguai e o embaixador nos Estados Unidos, o que dá uma dimensão da importância da iniciativa.
A Microsoft não explicou as razões da escolha, limitando-se a informar que o laboratório ajudará a solucionar diversos desafios tecnológicos das organizações da América do Sul, além de obter orientações e recomendações de especialistas para materializar todo o potencial da IA e da IoT. Para o governo uruguaio, a instalação do AI & IoT Insider Lab está alinhada com a intenção do país de se tornar um hub de inovação para a região, “posicionando-se como um facilitador de inovação e criatividade, em novas ideias ou desafios de negócios que podem se tornar realidade”.
O laboratório trabalhará com base em projetos, com foco no entendimento das demandas dos negócios e na prototipagem de soluções potenciais. Portanto, o valor agregado do laboratório é mostrar rapidamente às organizações e parceiros como aproveitar as tecnologias de IA e IoT para visualizar, transformar, inovar e resolver os desafios da transformação digital.
O laboratório oferecerá o apoio de especialistas da Microsoft como engenheiros elétricos, engenheiros de nuvem, cientistas de dados, gerentes de programa, gerentes de projeto e engenheiros de software, para gerenciamento de projetos, design, arquitetura e prototipagem, além de orientação a clientes e parceiros depois da execução. No âmbito do governo uruguaio, a próxima etapa prevê uma rede de laboratórios e plataformas para promover inovação nas áreas de inteligência artificial, robótica avançada e realidade virtual.
Rodrigo Kede Lima disse que a equipe da Microsoft Latin America está empolgada com o lançamento do novo laboratório de IA e nuvem: “Com a criatividade e a visão local, ajudaremos a promover o desenvolvimento tecnológico do país. O Uruguai provou ser um foco de inovação de nível internacional, e iniciativas como essa refletem a grande oportunidade que o mercado tem para acelerar a transformação digital da região”, afirmou.
#AI & IoT Insider Lab#hub de inovação#inteligência artificial#internet das coisas#laboratório de IA da Microsoft#nuvem
Evento que se encerra hoje na capital portuguesa enfatizou os desafios e os riscos à democracia envolvidos no uso da tecnologia
04/07/2025Governo propõe uma lei que pretende combater a manipulação da identidade dos cidadãos por meio de IA generativa
02/07/2025Pesquisa feita a partir de entrevistas com 650 líderes de TI e Cybersecurity do Brasil e do mundo mostra que 54% deles dizem que avanço é prejudicado pela ausência de habilidades em IA no time
27/06/2025