AiotAiot


Uruguai terá o primeiro laboratório de IA da Microsoft na AL

Anúncio da instalação do AI & IoT Insider Lab em Montevidéu foi feito pelo presidente do país vizinho na última semana

20/06/2022

Uruguai terá o primeiro laboratório de IA da Microsoft na AL
Tamanho fonte

Por redação AIoT Brasil

Não será no Brasil: o governo do Uruguai anunciou que o país receberá o primeiro laboratório de inteligência artificial, nuvem e internet das coisas da Microsoft na América Latina, o AI & IoT Insider Lab, que será instalado na capital, Montevidéu. A novidade foi divulgada por meio de um comunicado da própria Presidência da República do país vizinho, depois de concretizado um acordo em Los Angeles durante a recente Cúpula das Américas.

Este será o terceiro laboratório de IA e IoT da Microsoft fora dos Estados Unidos, juntando-se aos de Xangai, na China, e de Munique, na Alemanha. O anúncio foi feito logo após uma reunião virtual entre o presidente uruguaio, Luis Lacalle Pou, e uma delegação da empresa liderada por Rodrigo Kede Lima, chefe da empresa para a América Latina. Também participaram o ministro da Indústria do Uruguai e o embaixador nos Estados Unidos, o que dá uma dimensão da importância da iniciativa.

A Microsoft não explicou as razões da escolha, limitando-se a informar que o laboratório ajudará a solucionar diversos desafios tecnológicos das organizações da América do Sul, além de obter orientações e recomendações de especialistas para materializar todo o potencial da IA e da IoT. Para o governo uruguaio, a instalação do AI & IoT Insider Lab está alinhada com a intenção do país de se tornar um hub de inovação para a região, “posicionando-se como um facilitador de inovação e criatividade, em novas ideias ou desafios de negócios que podem se tornar realidade”.

O laboratório trabalhará com base em projetos, com foco no entendimento das demandas dos negócios e na prototipagem de soluções potenciais. Portanto, o valor agregado do laboratório é mostrar rapidamente às organizações e parceiros como aproveitar as tecnologias de IA e IoT para visualizar, transformar, inovar e resolver os desafios da transformação digital.

O laboratório oferecerá o apoio de especialistas da Microsoft como engenheiros elétricos, engenheiros de nuvem, cientistas de dados, gerentes de programa, gerentes de projeto e engenheiros de software, para gerenciamento de projetos, design, arquitetura e prototipagem, além de orientação a clientes e parceiros depois da execução. No âmbito do governo uruguaio, a próxima etapa prevê uma rede de laboratórios e plataformas para promover inovação nas áreas de inteligência artificial, robótica avançada e realidade virtual.

Rodrigo Kede Lima disse que a equipe da Microsoft Latin America está empolgada com o lançamento do novo laboratório de IA e nuvem: “Com a criatividade e a visão local, ajudaremos a promover o desenvolvimento tecnológico do país. O Uruguai provou ser um foco de inovação de nível internacional, e iniciativas como essa refletem a grande oportunidade que o mercado tem para acelerar a transformação digital da região”, afirmou.

TAGS

#AI & IoT Insider Lab#hub de inovação#inteligência artificial#internet das coisas#laboratório de IA da Microsoft#nuvem

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas