Prefeitura de São Paulo e Bob Burnquist anunciam MetaversoSP
Ambiente virtual busca transformar a maneira como os serviços públicos são acessados, com uso de avatares e inteligência artificial
30/04/202408/09/2023
Por redação AIoT Brasil
Realizada em São Paulo nos dias 4 e 5 de setembro, a nona edição do Connected Smart Cities & Mobility reuniu empresas de tecnologia que desenvolvem soluções para cidades que pretendem melhorar os serviços públicos por meio da conectividade e da inteligência artificial.
O evento foi palco, também, para a apresentação de soluções inovadoras de startups brasileiras, como a Mapzer, de Curitiba (PR), que mostrou um sistema de IA que, instalado em um veículo, monitora problemas urbanos em tempo real, para acelerar os reparos necessários.
Equipada com IA e sensores, a ferramenta identifica, por exemplo, buracos em ruas e avenidas, falta de sinalização, lixo em locais irregulares, entulho nas calçadas e tampas de bueiro quebradas e encaminha o problema para as áreas competentes do município. De acordo com a Mapzer, a solução já foi implantada em cidades de oito estados brasileiros, com resultados positivos.
Em Goiânia (GO), segundo a empresa, o número de buracos nas ruas diminuiu 33% em abril deste ano, em relação ao mês anterior. Também se registrou uma queda significativa nas ocorrências relacionadas a irregularidades em tampas de bueiro (28%), falta de sinalização (21%), calçadas irregulares (13%) e lixo em locais impróprios (8%).
A Mapzer afirmou ainda que em Hortolândia (SP), onde a tecnologia foi implantada em setembro de 2022, 80% dos buracos em vias públicas detectados pelo serviço foram reparados. “Hoje, as equipes já saem às ruas com a ordem de serviço em mãos para fazer o reparo. A estratégia melhorou a ação, já que a orientação chega detalhada até com o tipo de buraco em certa rua para a execução do trabalho”, explicou Marcos Panício, secretário de Serviços Urbanos do município.
“Nosso veículo inteligente sempre se destaca nos eventos por ter uma tecnologia exclusiva”, disse Paulo Tumasz Junior, gerente comercial da Mapzer. “A solução coloca a gestão urbana na palma da mão, por meio de um software de IA, e o Connected Smart Cities foi uma boa oportunidade para que os administradores entendessem o potencial da solução”, afirmou, lembrando ainda que o sistema garante a cobertura de 100% da área urbana.
#cidades inteligentes#conectividade#inteligência artificial#mobility#monitoramento#smart cities#veículo inteligente
Ambiente virtual busca transformar a maneira como os serviços públicos são acessados, com uso de avatares e inteligência artificial
30/04/2024Iniciativa visa criar um programa para arenas inteligentes no Brasil e tornar o estádio do Palmeiras referência em tecnologia e qualidade de vida
25/09/2023Programa prevê que 100% da frota de ônibus da capital gaúcha seja controlada pela plataforma da empresa israelense Optibus
23/08/2023