Surge uma nova modalidade de golpe com vídeos deepfake
De acordo com a Palo Alto Networks, muitas dessas manipulações foram feitas pelo grupo de cibercriminosos que promoveu o esquema de investimentos fraudulento Quantum AI
18/09/202421/08/2024
Por redação AIoT Brasil
Em outubro teremos eleições municipais e a escalada de fake news (cada vez mais sofisticadas, com o uso de ferramentas como inteligência artificial) é uma preocupação para todos que apoiam a democracia.
Nesse cenário, o jogo online IAgora? chega com a missão de ajudar os eleitores para reconhecer e combater a desinformação durante as campanhas eleitorais de 2024. O game foi desenvolvido em conjunto pela Politize!, Lupa e AppCívico, e destaca a importância de combater as técnicas de manipulação online.
Ele mostra o impacto negativo das fake news na sociedade atual e posiciona o jogador como coordenador de uma campanha eleitoral, com o objetivo de reeleger o seu candidato a prefeito. O jogo é baseado na Teoria da Inoculação, metodologia que defende o desenvolvimento de resistências psicológicas contra tentativas de manipulação.
Ao longo das etapas, o IAgora? simula um ambiente no qual os usuários utilizam técnicas de desinformação e ferramentas de inteligência artificial para ganhar a corrida eleitoral. “O público-alvo do jogo inclui eleitores e gamers, especialmente na faixa etária de 14 a 39 anos. Estudantes, professores e jornalistas também podem se beneficiar significativamente, utilizando o jogo em contextos educativos e profissionais para entender melhor o funcionamento da desinformação e, assim, aprender a combatê-la”, afirma Danniel Barbosa, gestor de conteúdo da Politize!.
O IAgora? faz uso de ferramentas de Inteligência Artificial (IA), que teve seu uso liberado nas propagandas das eleições municipais, desde que o eleitor seja avisado, conforme divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Disponível gratuitamente, o IAgora? faz parte da campanha “Umbora! – a política não é um bicho de sete cabeças”, da Politize!, que visa aumentar a conscientização e a participação dos usuários durante o período eleitoral, alinhando-se com a missão da organização de promover a educação cívica e política.
O jogo guia os jogadores por uma série de etapas estruturadas em árvores de decisões. Cada fase apresenta cenários e técnicas comuns de desinformação, o que permite que o jogador aprenda e pratique o reconhecimento dessas práticas de forma interativa. Além disso, para reforçar o aprendizado, os inscritos podem se cadastrar para receber “doses de reforço” por e-mail, com conteúdos adicionais que ajudam a solidificar os conhecimentos adquiridos durante a experiência. Após o lançamento, as organizações envolvidas planejam fazer atualizações baseadas em feedbacks dos usuários, com o intuito de melhorar o produto.
#AI#candidatos#eleições#eleições 2024#fake news#game#IA#jogo#política#prefeito
De acordo com a Palo Alto Networks, muitas dessas manipulações foram feitas pelo grupo de cibercriminosos que promoveu o esquema de investimentos fraudulento Quantum AI
18/09/2024Relatório diz que a tecnologia pode ser usada para disseminar conteúdo falso, distorcer fatos históricos e alimentar o antissemitismo
26/06/2024Maior evento da democracia do planeta, pleito na Índia sofre os efeitos das informações falsas que confundem a campanha e os eleitores
20/05/2024