AiotAiot


Echo Show 15 mistura IA, quadro, tablet, monitor…

Testamos a última versão do assistente pessoal da Amazon, que ganhou novo formato, reconhecimento facial e foi parar na parede da casa

10/08/2022

Echo Show 15 mistura IA, quadro, tablet, monitor…
Tamanho fonte

Por Daniel dos Santos, editor do AIoT Brasil

Os assistentes pessoais inteligentes da Amazon conquistam cada vez mais formatos e aplicações (já tem até carro com a popular Alexa embutida). No caso do Echo Show 15, modelo mais recente da família, ele passou por um “regime” e foi parar nas paredes da casa (ou se você preferir, do escritório).

Ele é uma mistura de quadro, com monitor e tablet, que aceita comandos de voz ou mesmo toques na tela para fazer várias funções. Sua tela Full HD 1080p de 15,6 polegadas funciona como uma central multimídia para a família, pois permite integrar mais de um perfil.

E por falar em perfil, como o equipamento traz uma câmera embutida, você não precisa sequer falar com o dispositivo para que ele te reconheça. A tecnologia de reconhecimento facial verifica o seu rosto e já adapta as configurações para o seu perfil cadastrado (imagem abaixo).

Para esse tipo de função o Echo Show 15 traz um processador AZ2 Neural Edge quad-core, com mecanismo de inferência de machine learning. Traduzindo o “tecniquês”, ele permite que funções sejam feitas localmente (a chamada computação de borda) em vez requisitar o poder computacional da nuvem. Assim ele consegue ver uma pessoa e utilizar o reconhecimento facial diretamente no equipamento.

Estão de olho em mim?
Sobre a presença dessa câmera (além de reconhecer o usuário ela também pode ser utilizada para videochamadas) algumas pessoa podem pensar: “ah, esses equipamentos ficam ligados direto, será que alguém não vai me espionar?” Para quem tem essa preocupação, basta mover o botão (imagem abaixo) que fica na parte superior (ou na lateral, dependendo da posição que você colocar o equipamento) e cobrir a lente, quando não quiser que esse recurso fique ativo.

O Echo Show 15 funciona também como um quadro de avisos inteligente, para o qual basta dizer “Alexa, crie uma nota”, para que ele inclua novos lembretes na tela, como lista de compras para o supermercado, por exemplo. Também dá para adotar “widgets” (pequenos aplicativos) para colocar previsão do tempo ou aquela receita de Sagu com vinho que você quer fazer para o almoço.

Com ele você também pode falar “Alexa, abra a Netflix” para ver suas séries favoritas. Claro que você não poderá estar muito longe do equipamento, pois estamos falando de uma tela de 15 polegadas. A distância, é melhor pedir para ele carregar sua música preferida, em serviços como o Spotify (imagem abaixo).

Um ponto fraco no equipamento é o som, que fica devendo, por exemplo, nos sons graves. Aliás, se o ponto principal para você na hora de comprar um dispositivo Echo é a qualidade sonora, vale optar pelo Echo (quarta geração – R$ 599), que conta com um woofer de 3 polegadas (76MM), dois tweeters de 0,8 polegada e um processador Dolby.

De maneira geral, o Echo Show 15 é um gadget interessante, mas é preciso estar disposto a pagar R$ 1.700 por ele…

TAGS

#Alexa#amazon#Echo#Echo Show 15

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas