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Por Daniel dos Santos, editor do AIoT Brasil

Assim como vários outros setores de nossa vida, o mercado automotivo tem incorporado cada vez mais tecnologias como internet das coisas e inteligência artificial. No Brasil, um dos primeiros veículos a adotar o conceito de IoT é o Volkswagen Nivus, o carro conectado da VW. Tivemos a oportunidade avaliar os recursos tecnológicos do Nivus, veículo que foi emprestado pela montadora por dez dias ao AIoT Brasil.

Nivus, o carro conectado da Volkswagen

Para começar, o veículo traz duas telas de 10 polegadas que lembram tablets: uma delas para o Active Info Display, que é a tela de informações gerais sobre o carro (uma espécie de cockpit digital no qual você pode conferir o consumo médio do veículo, tempo estimado de viagem, etc), e a outra traz o novo sistema de infotainment , o VW Play.

Essa segunda tela traz uma central de entretenimento que permite realizar várias funções como por exemplo conectar o carro a redes Wi-Fi para descarregar aplicativos. Afinal o carro estreia a loja de programas da Volkswagen, a VW Play APPs. Nela você pode baixar softwares como o Waze, para se guiar no trânsito, o iFood, para a hora que bate aquela fome, ou Ubook, para ouvir um áudiobook enquanto está dirigindo. Os apps são bem úteis, mas a montadora precisa ampliar o número de opções disponíveis. Até a publicação deste texto havia menos de 10 aplicativos disponíveis na plataforma…

VW Play APPs: loja de aplicativos para o Nivus

Para armazenar os apps, o carro conta com 10 gigabytes de espaço para download e o processo é bem simples, bem parecido com baixar aplicativos no smartphone, por exemplo. Caso não haja Wi-Fi por perto, o motorista do VW Nivus pode parear o seu celular com o equipamento para utilizar a conexão à internet do aparelho.

Outros recursos bem legais estão relacionados à questão da segurança (veja abaixo). O carro tem, por exemplo, um detector de fadiga que identifica se você está disperso, com sono. E dispara um alarme. Se ele tocar, já sabe, é hora de encostar o carro tomar um café, lavar o rosto e descansar um pouquinho.

E com o controle adaptativo de velocidade o motorista pode ajustar a velocidade e a distância que deseja trafegar em relação ao veículo à frente, pois o sistema é capaz de frear ou até mesmo acelerar automaticamente.

Batizado de ACC (Adaptive Cruise Control) ele permite ao motorista ajustar a velocidade e a distância que deseja trafegar em relação ao veículo à frente, e o sistema é capaz de acelerar e frear automaticamente. Segundo a Volkswagen, o Nivus é o único modelo no segmento de compactos no Brasil com esse tipo de funcionalidade. E o veículo vem equipado também com o AEB (Autonomous Emergency Brake), recurso que, ao identificar um risco iminente de uma colisão frontal, freia o carro de maneira autônoma, evitando, em alguns casos, uma colisão grave.

Outro recurso interessante da central multimídia do carro é a oferta de um manual comandado por voz. Assim você não precisa utilizar o velho manual em papel. Basta falar o que deseja, como por exemplo, “qual a calibragem dos pneus” para que sejam exibidas na tela as informações correspondentes, como o fato de a pressão do estepe ser diferente dos outros pneus. Porém o reconhecimento de voz deixa a desejar em alguns momentos, não entendendo o que é dito e exibindo a resposta “Não foi possível obter uma resposta. Você poderia perguntar novamente?”

Para quem quer saber um pouco mais sobre o Nivus, vale baixar o aplicativo Volkswagen Experience no seu smartphone. Ele é um app gratuito para celular com recursos de realidade aumentada ou seja, permite que você faça um passeio virtual por dentro do carro, e que explore vários recursos do carro com apenas um toque.

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Volkwagen Experience: aplicativo com realidade aumentada para conhecer o carro por dentro

Preço: a partir de R$ 90.000.
Pontos positivos: duas telas sensíveis ao toque de 10 polegadas; 10 GB de armazenamento de apps; recursos integrados de segurança como detector de fadiga
Pontos negativos: poucos aplicativos disponíveis na VW Play APPs; manual comandado por voz não entende alguns comandos

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