AiotAiot


Tangle se propõe a buscar a “tecnologia com alma e propósito”

Plataforma foi criada por Biz Stone e Evan Sharp, cofundadores do Twitter e do Pinterest, para combater o que chamaram de “essa enorme epidemia de solidão”

13/11/2025

Tangle se propõe a buscar a “tecnologia com alma e propósito”
Tamanho fonte

Por redação AIoT Portugal

“Hoje, em média, as pessoas passam 40% do tempo em que estão acordadas olhando para uma tela. Em quase todas as casas há um pai em algum lugar olhando para uma tela, uma criança em outro lugar olhando para uma tela e uma bola de futebol murcha e triste na garagem querendo ser chutada.” Essa foi a imagem criada por Evan Sharp (foto), cofundador da Pinterest, para descrever o uso excessivo de celulares e outros dispositivos e o monopólio da atenção conquistado pelas redes sociais e pelos aplicativos, em sua apresentação no último dia do Web Summit Lisboa.

Sharp participou do painel “Tecnologia com alma”, ao lado de Biz Stone, cofundador do Twitter e do West, e da anfitriã Aja Whitaker-Moore, editora-chefe da Axios. Mas será mesmo sensato pensar em humanizar a tecnologia e em reservar um tempo para a vida longe das telas, desligando o piloto automático? Nesse sentido, esses dois titãs da tecnologia se uniram para criar uma empresa “com foco em ajudar as pessoas a viverem suas vidas com propósito e intenção”, de acordo com Sharp.

“Enquanto o Biz e eu construíamos o Twitter e o Pinterest estávamos muito animados porque estávamos literalmente conectando o mundo pela primeira vez de uma maneira totalmente nova. Estávamos conectando pessoas. No entanto, mesmo fazendo isso, percebemos que ainda existe essa enorme epidemia de solidão e todas as sombras que vieram com ela”, disse Sharp.

Como resultado dessas reflexões, surgiu a Tangle, uma plataforma cuja sede é “uma pequena casa alugada em São Francisco” e tem em sua pequena equipe “um professor de psicologia mundialmente famoso da Universidade da Califórnia em Berkeley e um engenheiro de projetos que atuou como pastor por 30 anos”. Sharp explicou: “Em vez de começarmos pensando em qual produto precisávamos construir rapidamente, tentamos pensar em qual equipe precisávamos desenvolver e quais pequenas ações poderíamos adotar para trabalhar com um pouco mais de intenção”.

Eles contaram que a equipe fundadora escreveu algo que chamaram de pacto, “uma palavra sofisticada para acordo”, e a cada duas semanas todos passam uma hora juntos revisando esse pacto, lendo-o em voz alta e conversando sobre como estão se saindo. “Começamos com três minutos de silêncio, o que às vezes é bem difícil, e esse é um exemplo de pequenas coisas que não levam quase nenhum tempo, mas que realmente mudaram a forma como trabalhamos, a maneira como nos sentimos trabalhando. Você está experimentando como sua empresa funciona e opera, mas também está tendo novas experiências”, disse Stone (foto).

Evans e Stone explicaram que a Tangle, cujo nome completo é Tangle Life on Purpose (algo como “viva a vida com propósito”) ainda se encontra em versão alfa, só para convidados, e sugeriram que os participantes do Web Summit experimentassem o aplicativo usando o código ws 25. Eles disseram que se trata de “uma ideia maluca” que tiveram quando perceberam que hoje há ferramentas para tudo, para monitorar os passos, o sono, o dinheiro e muito mais, mas não havia nada que valorizasse o uso do tempo, talvez o bem mais precioso das pessoas, e das coisas que realmente interessam.

A intenção, eles explicaram, é buscar uma “tecnologia com alma e propósito”, e a Tangle seria a ferramenta capaz de encaminhar alguém para esse objetivo, ao funcionar como uma espécie de guia das decisões pessoais. De acordo com Biz Stone e Evan Sharp – ironicamente, os responsáveis pela criação de dois dos produtos que mais atraíram as pessoas para a tecnologia –, esses objetivos podem ser muito simples, como tornar-se um pai melhor e mais atento aos filhos ou um marido melhor e mais romântico.

TAGS

#epidemia de solidão#guia de decisões pessoais#solidão#tecnologia com alma

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas