Indiano investe US$ 30 milhões na criação do “novo Office”
CEO da Zeta lança a startup Neo com a intenção de desenvolver uma alternativa ao pacote de software da Microsoft para empresas
06/07/2026Por Ricardo Marques da Silva11/10/2022

Por redação AIoT Brasil
O Brasil possui 17,3 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, de acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde de 2019, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ainda assim, muita desinformação e preconceito se fazem presentes país afora.
Nesse contexto, a Take Blip, empresa de business messaging que oferece soluções de comunicação entre marcas e consumidores em aplicativos conversacionais, em parceria com a Meta – proprietária do Facebook, Instagram e WhatsApp -, acaba de lançar um bot conversacional no WhatsApp voltado às práticas positivas de inclusão, o ConverGente.
Apesar de incorretos e preconceituosos, termos como ”João sem braço”, “Não tenho braço para isso’’, “Fingir demência’’, “Que mancada’’, “Estar mal das pernas’’ e tantos outros, ainda são comumente utilizados. Estas são expressões capacitistas, ou seja, que usam algum diagnóstico ou característica de uma pessoa com deficiência de forma pejorativa. O ConverGente foi criado a fim de estimular empresas e pessoas a removerem discursos capacitistas de suas culturas organizacionais.
O bot conta com cerca de 30 termos capacitistas relacionados à deficiência auditiva, visual, motora e neuro diversas. O objetivo é promover acessibilidade por meio da tecnologia, explicando o significado negativo destes termos e apresentando opções anti-capacitistas que devem passar a ser utilizadas.
A solução foi lançada esta semana durante a segunda edição da Feira de Acessibilidade, evento em que a Meta reuniu mais de 80 profissionais de grandes empresas do país para debater a tecnologia a favor da acessibilidade, e a partir de agora o canal está disponível para uso de toda a sociedade.
Para acessar o ConverGente, basta clicar neste link ou enviar uma mensagem para o número +55 31 99830-2751 e iniciar a conversa.
#acessibilidade#business messaging#capacitistas#deficiência#Meta

CEO da Zeta lança a startup Neo com a intenção de desenvolver uma alternativa ao pacote de software da Microsoft para empresas
06/07/2026Por Ricardo Marques da Silva
Acordo envolve a independência tecnológica dos Estados Unidos e da China e o fortalecimento de laços com “parceiros de confiança”
18/06/2026Por Ricardo Marques da Silva
Segundo levantamento, 43% das empresas no Brasil já utilizam IA e aprendizado de máquina em seus sistemas de gerenciamento de transporte
12/03/2026