AiotAiot


MID quer impulsionar a digitalização

Universidade Digitalize reúne diretores das plataformas mais utilizadas para venda online para capacitar pequenos e médios empreendedores

05/09/2022

MID quer impulsionar a digitalização
Tamanho fonte

Por redação AIoT Brasil

Os hábitos de negócios e consumidores estão mudando em um ritmo cada vez mais acelerado, e as empresas não têm tempo para se adaptar. Nesse cenário, a Associação Brasileira Online to Offline (ABO2O), fundada há seis anos, passará a se chamar Movimento de Inovação Digital (MID).

O objetivo é impulsionar a transformação da economia por meio de encontros com gestores e empreendedores de startups do Brasil. O grupo já conta com mais de 140 empresas, entre elas Mercado Livre, 99, Americanas, Quinto Andar, Loft, C6, Leroy Merlin e Porto Seguro.

Essa mudança de nome ocorre em um momento de grande inflexão no mercado brasileiro, principalmente no e-commerce. Segundo Vitor Magnani, presidente do MID, “ser digital não é, necessariamente, usar novas tecnologias, é também estabelecer um outro jeito de gerir empresas, instituir processos mais ágeis e construir uma cultura de sustentabilidade menos formal”.

Magnani acredita que somente a partir do contato direto e constante entre empreendedores e executivos que estão implementando a transformação digital é que o Brasil entrará de vez na nova dinâmica de mercado.

O Brasil continua sendo um país de grandes oportunidades no universo digital. Apenas 11% de todos os varejistas vendem por meio de sites, aplicativos ou redes sociais, enquanto há mais smartphones ativos do que residentes no país. Em países como China e Estados Unidos, o comércio digital já representa cerca de 60% dos negócios.

Para Magnani, “a geração de negócios por meio das tecnologias disponíveis pode gerar um efeito multiplicador em cidades do interior ou comunidades periféricas que podem gerar renda sem, necessariamente, ter um ponto físico nos endereços mais caros”.

Por isso, o MID está lançando a Universidade Digitalize, que reúne diretores das plataformas digitais mais utilizadas para venda online para capacitar pequenos e médios empreendedores, não necessariamente especialistas em tecnologia. A iniciativa já inclui conteúdo de empresas digitais como Google, Hotmart, Shopee e Loggi.

Outro ponto importante do MID é a representação do setor em debates públicos como Open Finance, Open Health, Digitalização do Poder Público e a regulação trabalhista de entregadores e motoristas. Neste último ponto, o grupo promete apresentar ainda esse ano uma proposta legislativa que contemple as reivindicações. “Estamos conversando com sindicatos e associações de prestadores de serviços por aplicativo para que a proposta compreenda as demandas legítimas desse setor”, ressalta Magnani.

TAGS

#AB020#e-commerce#inovacao digital#Mid#PMEs#startups

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas