AiotAiot


Mais de 340 startups brasileiras estarão no Web Summit Lisboa

Evento de tecnologia deverá atrair 70 mil participantes e big techs como Google, Apple, Microsoft, Meta, Nvidia, Qualcomm e IBM

07/11/2025

Mais de 340 startups brasileiras estarão no Web Summit Lisboa
Tamanho fonte

Por redação AIoT Brasil

De Brad Smith, presidente da Microsoft, e Toto Wolff, um dos donos da equipe Mercedes-AMG Petronas da Fórmula 1, aos atores Scott Eastwood e Joseph Gordon-Levitt e à ex-tenista Maria Sharapova, a lista de convidados confirmados do Web Summit Lisboa é vasta, eclética e atende a todos os gostos. E haverá muito mais no grande evento de tecnologia que ocorrerá entre os dias 10 e 13 de novembro na capital portuguesa, que terá a IA como eixo e contará com a presença de lideranças de praticamente todas as big techs – como Google, Apple, Meta, Nvidia, Qualcomm e IBM, entre muitas outras – e mais de 340 startups brasileiras.

Muitas dessas empresas nacionais integram uma missão técnica organizada pelo terceiro ano consecutivo por meio de uma parceria entre o Sebrae, a Apex Brasil e a Embratur, e foram selecionadas depois de uma chamada pública aberta a empreendimentos inovadores com potencial para atuar em outros países. De acordo com o Sebrae, o Summit Lisboa é “um dos maiores eventos de tecnologia e empreendedorismo do mundo”.

O Pavilhão Brasil reunirá startups, hubs e parceiros estratégicos do ecossistema de inovação em dois espaços distintos: um de conteúdo e networking e outro de exposição. Cristina Mieko, head de startups do Sebrae Nacional, explicou: “O objetivo é que as empresas cheguem proativas a Lisboa, com entendimento claro do mercado, prioridades comerciais definidas e um plano de retomada pós-evento, de modo que possam acelerar negociações e encurtar o ciclo do primeiro contrato”.

É a décima vez que o Web Summit se realiza em Lisboa e a expectativa é de que a MEO Arena, no Parque das Nações, receba pelo menos 70 mil pessoas nos quatro dias de atividades, e as palestras poderão ser acompanhadas ao vivo pelo Youtube. Segundo os organizadores, neste ano estarão presentes mais de 2.500 startups, cerca de 900 investidores, 1 mil oradores e mais de 2 mil jornalistas, e espera-se que sejam quebrados os recordes de 2024, quando se registraram 71.528 visitantes oriundos de 153 países.

A programação completa é tão extensa que será preciso avaliar com precisão os temas de interesse, tantas são as opções. Já no primeiro dia, por exemplo, haverá um painel no palco central com a participação de Anton Osika, o jovem bilionário sueco cofundador e CEO da plataforma de criação de códigos Lovable; Maria Sharapova, que foi estrela das quadras de tênis e hoje é empreendedora e investidora; o influenciador e criador de conteúdo Khaby Lame; Sarah Meron, diretora da IBM; Mark Nelsen, diretor da Visa, e Carlos Moedas, prefeito de Lisboa.

Numa entrevista ao portal Eco, Artur Pereira, country manager da Web Summit em Portugal e no Brasil, destacou: “A IA será tema central não só em termos de tecnologia em si, mas também em termos da legislação, da regulação. Temos palcos especificamente para tratar destes temas, vamos ter governantes de vários países a falar, vamos ter startups, os CEO a comentar, vamos ter jornalistas a comentar. Os palcos Government Summit e Economy Policy são palcos a prestar muita atenção também este ano, porque muita coisa interessante vai ser falada sobre este tema. E este ano também trazemos a China para falar um pouco sobre isso”.

TAGS

#big techs#empreendedorismo#startups brasileiras#Web Summit Lisboa

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas