AiotAiot


IBGE adota inteligência artificial em sua ferramenta de busca

Ainda neste semestre as informações das pesquisas realizadas pelo instituto ficarão disponíveis para acesso e consulta

18/03/2024

IBGE adota inteligência artificial em sua ferramenta de busca
Tamanho fonte

Por Ricardo Marques da Silva

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vai lançar ainda no primeiro semestre deste ano uma ferramenta de busca baseada em inteligência artificial que permitirá o acesso da população às informações de todas as pesquisas que realiza. O recurso de IA será aplicado no Sistema IBGE de Recuperação Automatizada (Sidra), que ganhará funcionalidades como o cruzamento e a visualização dos dados, de acordo com as demandas do usuário.

Segundo portal do IBGE com maior número de acessos, o Sidra concentra dados de mais de 60 pesquisas, entre as quais o censo demográfico, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), o IPCA, que mede a inflação do país, e o PIB, que representa os bens e serviços, entre outros estudos relacionados às safras agrícolas, à produção industrial e ao comércio. Com a incorporação de IA, os interessados terão, além do livre acesso, mais facilidade para encontrar termos específicos, como sinônimos de palavras-chave. “Por exemplo, se a pessoa pesquisar por ‘desemprego’ e o termo correto é ‘desocupação’, o sistema dará contexto à busca”, explicou Anderson França, gerente do Sidra.

O modelo textual de IA também permitirá que a informação seja encontrada sem a necessidade de usar termos técnicos: “Os modelos textuais da IA entendem semanticamente o conteúdo e, assim, conseguem ranquear os resultados que estão próximos com base na semântica”, disse Vinícius Pereira, responsável pelo projeto.

A utilização de recursos de IA não é novidade no IBGE, que nos últimos anos vem investindo de forma consistente em vários projetos de digitalização. Um dele ocorreu em dezembro de 2023, quando foi assinado um acordo com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade Federal de Goiás (UFG) para o desenvolvimento de ferramentas conversacionais aplicada às políticas públicas, a fim de apoiar a elaboração de diagnósticos e programas.

Para esclarecer melhor como o Sidra pode ser utilizado, o IBGE criou alguns vídeos explicativos (busque em Vídeos de ajuda) e promove cursos online gratuitos de capacitação e especialização no sistema, por meio de sua Escola Virtual.

Divulgação IBGE

TAGS

#censo demográfico#ferramenta de busca#IBGE#IPCA#PIB#PNAD#semântica

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas