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20/09/202404/07/2023
Por redação AIoT Brasil
Emocionante e bonito, mas um pouco perturbador: esse pode ser o resumo das reações provocadas pelo comercial criado pela agência AlmapBBDO para a campanha institucional dos 70 anos da Volkswagen do Brasil em que, com recursos de inteligência artificial, a cantora Maria Rita faz um dueto com sua mãe, Elis Regina, morta em janeiro de 1982. Por meio de técnicas de deepfake, em uma rodovia as duas dirigem uma antiga Kombi (Elis) e uma IDBuzz, o novo modelo elétrico do utilitário (Maria Rita), enquanto cantam a música “Como nossos pais”, de Belchior.
Assim que foi divulgado, o filme dividiu opiniões na imprensa e nas redes sociais: de um lado, elogios à “criatividade” do comercial e à “homenagem emocionante” a Elis; de outro, foram citados termos como “estranheza” e “morbidez”, assim como se registraram críticas ao uso da cantora em uma propaganda “para ganhar dinheiro”. Inevitavelmente, houve também espanto, admiração e algum receio em relação ao que é possível fazer com a IA na manipulação de imagens.
Segundo a Volkswagen, a campanha “resgata uma conexão emocional com os brasileiros” e explora a ideia de que “o novo sempre vem”, embora a canção de Belchior, feita em plena ditadura militar, fale de desesperança e afirme que “ainda somos os mesmos e vivemos como nossos pais”.
Roger Corassa, vice-presidente de vendas e marketing da Volkswagen do Brasil, disse que a empresa tem o compromisso de ser “cada vez mais humana e próxima das pessoas”. E acrescentou: “Nada é mais emocionante do que promover um encontro inédito entre a mãe Elis Regina e a filha Maria Rita, dois ícones da música que estão nos corações dos brasileiros. Com a campanha, a Volkswagen destaca a evolução da marca e a renovação do seu portfólio de produtos, mostrando que ‘o novo sempre vem’. Ao unir a Kombi, um ícone do passado, com o IDBuzz, a versão 100% elétrica do modelo, que chega ao Brasil em lote limitado de 70 unidades, fortalece a presença do país na estratégia global de eletrificação da marca”.
A VW explicou que o comercial foi produzido pela Boiler Filmes e contou com uma IA treinada especificamente para o reconhecimento facial de Elis Regina: “A agência e a produtora se uniram a uma empresa de pós-produção norte-americana e com repertório de projetos realizados para a indústria cinematográfica de Hollywood. Durante dias, a IA recebeu extensivos treinamentos com diferentes tecnologias, combinando a atuação da dublê com movimentos e imagens de Elis, chegando ao inédito e surpreendente resultado do rosto da cantora”.
“Esse trabalho representa muito para todas as partes envolvidas”, disse Marco Giannelli, diretor de comunicação da AlmapBBDO. “A campanha usa uma tecnologia sofisticada para um propósito muito humano: emocionar. Estamos promovendo um dueto inédito que só era possível na imaginação e que agora se torna absolutamente real durante os 2 minutos do filme”, completou.
Depois de estrear na TV aberta, o comercial está sendo divulgado em mídias digitais e terá uma ativação no festival de música The Town, marcado para setembro, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, com patrocínio da Volkswagen. Entre vários outros artistas, está confirmada a participação de Maria Rita.
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