AIoT Brasil BRASIL INTELIGÊNCIA ARTIFICIALE INTERNET DAS COISAS BRASIL

Fechar
A A

Tamanho fonte

Por redação AIoT Brasil

Salvador Dalí, o mestre do surrealismo, provavelmente iria adorar: o usuário descreve uma cena e, por mais absurda que seja, uma inteligência artificial a transforma em uma imagem perfeita, exatamente de acordo com a orientação. Pode ser um casal de robôs em um jantar ao lado da Torre Eiffel, ou um cachorro se olhando no espelho e vendo um gato, ou ainda um cacto usando chapéu de palha e óculos de sol no deserto do Saara – não importa o tema, a IA Imagen, desenvolvida pelo Google Research, dá conta do recado.

A novidade chamou atenção principalmente pela qualidade profissional das imagens produzidas, mas por enquanto não é possível conhecer todo o potencial da ferramenta, que ainda se encontra em fase experimental. A página do Google faz uma pequena demonstração, com opções de estilo de imagem, personagem, roupas e cenários que podem ser combinados, mas não permite ir além das cenas apresentadas.

De qualquer maneira, o resultado impressiona e, segundo o Google, supera o DALL-E, o programa da OpenAI que também cria imagens a partir de descrições e, atualmente, está disponível para usuários selecionados. No material divulgado não há nenhuma figura humana, o que reflete a preocupação da empresa com o uso indevido do protótipo, um problema recorrente sempre que há a possibilidade de aplicação da tecnologia para a manipulação de imagens.

O Google esclareceu: “O modelo codifica vários preconceitos e estereótipos sociais, incluindo um viés geral para gerar imagens de pessoas com tons de pele mais claros e uma tendência para imagens retratando diferentes profissões para se alinhar com os estereótipos de gênero ocidentais”. Ainda assim, considera que o Imagen não é adequado para uso público, pelo menos até que seja desenvolvida uma nova maneira de avaliar o viés social e cultural e testar futuras interações.

Cachorro se olha no espelho e enxerga um gato/Divulgação Google

Casal de robôs em um jantar elegante com a Torre Eiffel ao fundo/ Divulgação Google

Mais populares

02/06/2022

Inteligência artificial detecta fake news na internet

Leia mais
13/01/2021

Testamos os recursos tecnológicos do VW Nivus

Leia mais
20/01/2022

Os principais ataques cibernéticos no Brasil em 2021

Leia mais
23/06/2022

FEA/USP promove conferência de ciência e negócios

Leia mais
27/08/2021

Automação doméstica deve crescer 30% no Brasil

Leia mais
break

Notícias Relacionadas