AiotAiot


Hospitais adotam chatbots no atendimento

62,5% dos estabelecimentos privados já usam recurso

04/04/2024

Hospitais adotam chatbots no atendimento
Tamanho fonte

Os chatbots vieram para ficar na área da saúde, pelo que indica levantamento realizado pela Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp) em parceria com a Associação Brasileira de Startups de Saúde (ABSS). A sondagem contemplou 45 hospitais privados no país, e verificou que 62,5% já utilizam ferramentas de atendimento que incorporam recursos de inteligência artificial (IA). O estabelecimento de saúde ganha produtividade e o paciente vê crescerem as alternativas de interação com a rede hospitalar.

“Há um potencial grande oferecido pelos atendentes virtuais no sentido de elevar rapidamente tanto a qualidade do atendimento quanto a relação custo/benefício para as empresas do segmento”, afirma Frederico de Souza, CEO da Botdesigner.

O mercado de produtos e serviços que utilizam a IA para a área da saúde deverá alcançar o valor de US$ 187,9 bilhões em todo o mundo até 2030, conforme estimativa da Precedence Research.

Confira três vantagens para os hospitais

Diversificação de canais

Ao oferecer um chatbot para WhatsApp ou site, o estabelecimento de saúde desafoga a demanda pelo atendimento telefônico e otimiza o tempo empregado na tarefa.

Triagem do atendimento

Os pacientes que necessitam da participação de um profissional são encaminhados pela ferramenta para os profissionais desejados. Isso evita a transferência desnecessária entre ramais, poupando o tempo despendido pelo paciente.

Integração do agendamento de consultas

Um chatbot eficiente permite a integração com os principais softwares clínicos e hospitalares do mercado. Assim, todas as interações são automaticamente salvas no sistema do estabelecimento de saúde.

TAGS

#atendimento#chatbots#hospitais#inteligência artificial#saúde

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas