Carreira em IA: conheça 6 profissões para entrar na área
Confira novas profissões que estão surgindo com a inteligência artificial e saiba como se preparar para esse mercado em expansão
05/11/202406/09/2023
Por redação AIoT Brasil
Tema recorrente nas publicações relacionadas ao mercado de trabalho, a substituição do homem pela máquina já é fato consumado em algumas áreas específicas, e em 1º de setembro foi divulgado um caso exemplar.
A editora digital G/O Media, proprietária do blog de tecnologia Gizmodo, um dos principais do mundo, demitiu editores e redatores que trabalhavam na versão em espanhol do site e passou a usar ferramentas de inteligência artificial para traduzir os novos artigos publicados.
O corte de pessoal foi divulgado inicialmente por Matías Zavia, um repórter da equipe que escrevia textos originais e criava adaptações para o idioma espanhol de matérias em inglês do Gizmodo. Em uma rede social, Zavia foi dramático: “Olá, amigos. Fecharam o @GizmodoES para convertê-lo em uma publicação automática de traduções (uma IA me demitiu, literalmente). Pronto, começaremos a buscar um novo trabalho. Se você conhece uma oferta de acordo com minha experiência de 13 anos, agradeço muito a ajuda 🙏”, ele escreveu.
De acordo com o site espanhol ADSLZone, a equipe do Gizmodo espanhol foi informada da decisão por videochamada. “A notícia é importante porque se trata de um grupo de mídia poderoso, mas adquire outra dimensão ao saber que todos os funcionários do nosso país foram demitidos com uma única videochamada. Seria de esperar algo mais de uma empresa com uma longa história no mundo editorial”, disse a matéria do ADSLZone.
Atualmente, no final dos textos publicados no Gizmodo em espanhol há um alerta discreto: “Este conteúdo foi traduzido automaticamente do original. Devido às nuances da tradução automática, podem ocorrer pequenas diferenças”.
Segundo o portal The Verge, a decisão foi mal recebida pelos leitores, que reclamaram de erros e disseram que alguns artigos começavam em espanhol e mudavam repentinamente para o inglês. O site norte-americano disse ainda que em julho a G/O Media já havia começado a postar artigos escritos por IA no Gizmodo, “mas essas primeiras iterações continham erros factuais”.
The Verge acrescentou: “Jornalistas dos diferentes meios de comunicação da G/O Media expressaram consternação com a decisão de publicar matérias geradas por IA sem o seu conhecimento, e o seu sindicato, o GMG Union, pediu aos leitores que não clicassem em nenhuma notícia escrita por IA”.
#blog de tecnologia#demissão em massa#Gizmodo#inteligência artificial#tradução automática
Confira novas profissões que estão surgindo com a inteligência artificial e saiba como se preparar para esse mercado em expansão
05/11/2024Estudo da HP identifica baixo nível de satisfação, mas a tecnologia e experiências personalizadas são pontos positivos
02/10/2024Embora abertas a todos, o foco das bolsas é apoiar mulheres e comunidades marginalizadas, promovendo a inclusão no mercado de tecnologia
30/09/2024