AiotAiot


Empresas brasileiras confirmam presença no SXSW de Austin

Um dos principais eventos de inovação do mundo começa nesta sexta-feira nos Estados Unidos e segue até 16 de março

07/03/2024

Empresas brasileiras confirmam presença no SXSW de Austin
Tamanho fonte

Por redação AIoT Brasil

Começa nesta sexta-feira, 8 de março, a 37ª edição do South by Southwest (SXSW), um grande evento de inovação, tecnologia, arte e entretenimento, que se realiza em Austin, nos Estados Unidos. A expectativa se concentra nas novidades a serem apresentadas pelas empresas do setor, mas, no principal painel de abertura, no Dia Internacional da Mulher, a atenção ficará por conta de celebridades como a jornalista e autora best-seller Katie Couric, a atriz Brooke Shields e Meghan Markle, duquesa de Sussex e esposa do príncipe Harry – a ideia é “celebrar a convergência entre tecnologia, cinema, televisão e música”.

O congresso se prolongará por nove dias, até 16 de março, com uma extensa programação que inclui 24 trilhas de conferências, painéis, palestras, exposições e várias outras atividades, num total de 450 sessões. A inteligência artificial terá um papel especial entre os dias 11 e 15, com conteúdo relacionado ao desenvolvimento dessa tecnologia, lançamentos e implicações sociais e éticas envolvidas em seu uso.

Várias empresas brasileiras confirmaram presença no SXSW, entre as quais o Hospital Israelita Albert Einstein, que vai liderar um painel com executivos da Mayo Clinic e do City of Hope, dos Estados Unidos, e o Sheba Medical Center, de Israel, no dia 8. O objetivo é discutir a maneira como as organizações de saúde podem atuar em projetos colaborativos utilizando IA e dados para criar estratégias que respondam aos grandes desafios globais de saúde relacionados ao envelhecimento populacional, à ameaça de novas epidemias e ao impacto das mudanças climáticas.

Sidney Klajner, presidente do Einstein e mediador do painel, explicou: “Vamos falar de três importantes frentes: como os ensaios clínicos descentralizados, impulsionados pela tecnologia, criam uma revolução na ciência da saúde ao fornecer dados de pacientes geográfica e etnicamente diversificados; como o desenvolvimento de inovações que usam IA requerem a captação e a análise de um enorme volume de dados para garantir uma medicina mais precisa; e como o compartilhamento internacional de dados afeta o que sabemos hoje sobre tratamentos de doenças”.

A Embraer também participará do evento, liderando discussões a respeito da inovação disruptiva e do futuro do transporte aéreo sustentável, no dia 12. “A presença ativa da Embraer no SXSW envolve uma série de painéis interativos voltados para o futuro da aviação sustentável e sobre como as organizações podem construir com sucesso um amanhã brilhante sem perder o foco nas necessidades atuais do mercado”, disse Dimas Tomelin, vice-presidente de estratégia corporativa, digital e inovação da empresa.

Nos painéis conduzidos pela Embraer, umas das principais empresas do mundo no desenvolvimento de carros voadores (eVTOL, sigla de electric vertical take-off and landing),
destacam-se os temas “A aviação pode realmente se tornar verde? Como chegaremos lá”; Verificação pré-voo: próximas etapas para tornar o voo de eVTOL uma realidade”; “O transporte sustentável atende à emergência climática”; e “Existe um equilíbrio real entre inovação e o negócio principal?”.

Em São Paulo, a agência de promoção de investimentos InvestSP e o CreativeSP, programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado, vão levar autoridades e dez empresas ao SXSW. De acordo com os organizadores da iniciativa, a intenção é “promover a troca de conhecimento entre empresas do setor de economia criativa, incentivar a geração de negócios e atrair investimento estrangeiro para o estado”.

TAGS

#arte#aviação sustentável#carros voadores#Embraer#entretenimento#Hospital Albert Einstein#inovação#saúde#SXSW#tecnologia

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas