AiotAiot


Como evitar problemas na hora de comprar pela internet

Dicas importantes para fugir de problemas com lojas online e marketplaces; checar a reputação da empresa e como ela lida com as reclamações é uma das medidas

22/12/2021

Como evitar problemas na hora de comprar pela internet
Tamanho fonte

Por Redação AIoT Brasil

Se você pretende fazer compras online no Natal ou em outras épocas do ano, vale tomar alguns cuidados antes de fechar negócio:

De olho na reputação – A principal orientação do serviço Reclame AQUI aos consumidores é que pesquisem bem a reputação e o histórico de relacionamento das lojas que oferecem o produto desejado antes de realizar qualquer compra, principalmente quando for de uma empresa pouco conhecida.

Para isso, basta digitar o nome da empresa no campo de busca na home do Reclame AQUI (https://www.reclameaqui.com.br/) que surgirá uma página específica da empresa. É possível consultar o volume de reclamações por período clicando em cada aba localizada acima da carinha de reputação (6 meses, 12 meses, 2020, 2019…).

Verifique a política de devolução da empresa antes da compra – É importante também entender como as empresas tendem a resolver situações em que a compra teve algum imprevisto, como atraso, avarias e produtos não originais. Isso poderá ajudar na decisão de compra, se vale a pena fazer negócio com determinada loja/empresa ou não.

Desconfie dos preços – Em e-commerce não tem milagre. Se alguém oferecer um produto por um preço muuuito abaixo do que é comprado em uma loja respeitada, a chance de que algo é ilegal é grande.

Como avaliar se o site é confiável? – “Um fator importante é a certificação digital. O e-commerce que preserva os dados dos clientes e a segurança da compra e que possui selos de segurança e certificações digitais (ISSO) são em tese seguros. Outra dica importante é optar sempre por endereços de URL que apareçam com o símbolo do cadeado. Se o cadeado não estiver fechado os dados podem estar vulneráveis a eventuais ataques”, afirma advogado Francisco Gomes Júnior, especialista em direito digital

Qual a forma mais segura na hora de efetuar o pagamento? – Os cartões virtuais têm sido grandes aliados dos consumidores na hora da compra. Por possuírem código e número de cartão único válidos somente para aquela transação específica, o roubo das informações e possíveis fraudes ficam mais difíceis.

Realizar uma TED ou DOC é uma operação que não é tão ágil como um PIX, mas que para valores significativos pode ser uma melhor opção, já que são necessários mais dados para que a transferência de valores se realize e pode haver reversão da operação.

Cuidado com links – Promoções que chegam por e-mail, redes sociais ou Whatsapp podem ser iscas para golpes virtuais. Não faça compras a partir de links enviados por esses canais. Prefira entrar no site da loja na qual você deseja comprar e a partir dele busque na página a promoção desejada.

Não deixe de ler:
Conheça o lado cinza dos marketplaces
Loja ou marketplace: quem é o responsável pela venda?
Como os marketplaces combatem os vendedores ilegais
Marketplaces estão na mira das autoridades
Testamos o que é vendido nos marketplaces: da pirataria ao cheirinho de queimado
Para que serve a homologação da Anatel
Pirata e não homologado são a mesma coisa?

TAGS

#compras#e-commerce#marketplace#natal#pirataria#Pix#segurança

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas