AiotAiot


Como aplicar IA na rotina empresarial e liderar seu mercado

Apesar do cenário promissor, muitas corporações ainda encontram dificuldades para definir o melhor caminho para aproveitar o potencial da tecnologia na prática

25/07/2024

Como aplicar IA na rotina empresarial e liderar seu mercado
Tamanho fonte

* Luiz Cesar Baptistella*

É inegável que a inteligência artificial é a tecnologia do momento. Graças à sua alta capacidade analítica e automação de tarefas, praticamente todas as empresas, independentemente do setor ou tamanho, estão revisando seus processos para encontrar formas de otimização por meio dessa tecnologia.

Não é à toa que, segundo a Universidade Stanford, quase US$ 1 trilhão foi investido em soluções tecnológicas na última década. Mais do que isso, 98% das organizações globais, conforme relatado pela Iron Mountain, acreditam que a definição de um líder especializado em IA será fundamental num futuro próximo.

Apesar desse cenário promissor e o fato do conceito teórico dos benefícios da IA já estarem “batidos”, muitas corporações ainda encontram dificuldades para definir o melhor caminho para aproveitar o potencial da tecnologia na prática.

O primeiro passo para potencializar a rotina por meio da IA  é identificar as necessidades e objetivos da corporação, para, a partir daí, encontrar soluções e ferramentas que possam aprimorar a função. Para contribuir nesse processo de revitalização a partir das tendências atuais, um passo a passo de como otimizar a rotina corporativa por meio da tecnologia pode auxiliar:

Estratégia de estruturação
O primeiro estágio para a implementação da IA nas empresas é a revisão interna detalhada dos sistemas atuais. É a partir deste trabalho primário que será possível identificar áreas e atividades em que a automação e a análise de dados podem gerar maior impacto.

Nesta etapa de planejamento serão definidos os escopos e objetivos específicos que a tecnologia deverá atender. Com esta etapa concluída, inicia-se a fase de integração, selecionando as ferramentas de IA mais adequadas e treinando as equipes para a nova atuação digitalizada.

Desde o início, a comunicação clara dos propósitos e benefícios esperados com a implementação minimiza discordâncias internas. Durante a execução das mudanças, o monitoramento contínuo e adaptação às necessidades emergentes são fundamentais, pois a IA é uma tecnologia que aprende e evolui junto aos seus usuários. Sendo assim, feedbacks constantes e ajustes nos algoritmos são necessários para afinar a precisão das soluções.

A tecnologia avança rapidamente, e manter o sistema atualizado com as últimas inovações é indispensável para sustentar a competitividade no mercado, portanto, terminada a implementação, o processo não pode ser dado como finalizado. A manutenção deve fazer parte da rotina da companhia.

Futuro sempre mais próximo
A partir desse trabalho minucioso bem feito, as corporações podem assegurar diversos ganhos por meio da aplicação da IA em sua rotina. Isso porque, a implementação bem-sucedida pode revolucionar praticamente todas as áreas de uma atuação corporativa, desde a operação interna até o relacionamento final com o cliente.

Diante da gama de possibilidades de aprimoramento, alerto a importância do estudo contínuo sobre as tendências da IA. Manter-se atualizado às novidades garante uma vantagem competitiva significativa, uma vez que assegura uma constante atuação modernizada.

Vale dizer, no entanto, que, apesar das benesses, a implementação da IA numa operação corporativa está longe de estar isenta de desafios. Resistências às mudanças, integração com sistemas legados, falta de expertise técnica ou recursos financeiros e preocupações com segurança são apenas alguns dos obstáculos comuns que dificultam esse trabalho.

Ainda assim, é importante superar essas dificuldades para estar mais próximo de uma atuação potencializada em todas as esferas. A transformação digital com IA não é um destino, é uma jornada contínua de adaptação e aprendizado. As empresas que reconhecem isso e investem na evolução se posicionam para liderar seus mercados.

* Luiz Cesar Baptistella é CEO da Aoop,  consultoria com foco em  estratégias digitais

TAGS

#AI#estratégia#IA#inteligência artificial

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas