AiotAiot


Amy Webb lança relatório de tendências e destaca IA, convergência e superciclo

Documento apresentado pela futurista norte-americana relaciona quase 900 cenários que devem ser observados em 2024 e destacou o período de forte crescimento tecnológico

13/03/2024

Amy Webb lança relatório de tendências e destaca IA, convergência e superciclo
Tamanho fonte

Por Ricardo Marques da Silva

Apesar da presença de celebridades globais como a atriz Brooke Shields, a escritora best-seller Katie Couric e Meghan Markle, esposa do príncipe Harry, da Inglaterra, quem chamou muita atenção dos especialistas que estão na 37ª edição do SXSW foi Amy Lynn Webb. A futurista norte-americana de 49 anos, escritora, pesquisadora, professora de previsão estratégica na Universidade de Nova York e fundadora e CEO do Future Today Institute (FTI), lançou no evento a 17ª edição do Tech Trends Report, um documento muito aguardado no universo da inovação.

Denominado “O próximo ano: o superciclo tecnológico”, o estudo produzido pelo Future Today Institute tem, em sua versão final, nada menos do que 979 páginas e relaciona quase 900 tendências tecnológicas que devem ser consideradas em 2024. O que importa nesse cenário, porém, segundo Amy, é a convergência.

“Isoladamente, as tendências oferecem uma previsão limitada do futuro. Em vez disso, a interação dessas tendências é o que revela mudanças no longo prazo. Por isso, as organizações não devem apenas permanecer vigilantes ao monitoramento dessas tendências em evolução, mas também ao cultivo da previsão estratégica – a capacidade de antecipar o futuro, mudanças e planos”, disse Amy.

Ela lembrou que o mundo está mudando em um ritmo sem precedentes e destacou que o tema principal do relatório é o “superciclo”, termo que em economia se refere a um período prolongado de demanda crescente, o que eleva rapidamente os preços das commodities e ativos. “Um superciclo se estende por anos, até mesmo décadas, e é impulsionado por substanciais mudanças estruturais sustentadas na economia. Acreditamos que entramos em um superciclo tecnológico”, disse.

Nessa onda de inovação tecnológica, um dos papéis principais é reservado à inteligência artificial, que, para Amy, é uma das três invenções mais importantes do que chamou de “titãs da tecnologia”, ao lado da biotecnologia e do crescente ecossistema de dispositivos vestíveis interconectados para pessoas e objetos. Ela disse que a IA é capaz de mudar os hábitos e a sociedade e orientará as ações nas mais diferentes áreas. Ao mesmo tempo, as tendências emergentes envolvem riscos críticos, que impõem a necessidade de ética, controle e governança.

O SXSW, sigla de South by Southwest, é um dos principais eventos mundiais de inovação, tecnologia, arte e entretenimento e se realiza entre 8 e 16 de março em Austin, nos Estados Unidos. E, para conhecer melhor as ideias inovadoras de Amy Webb e sua paixão pelo Brasil, assista ao episódio do videocast Expresso Talks, idealizado e produzido pela Punto Comunicação e vencedor do Prêmio Jatobá 2023.

TAGS

#Amy Webb#Expresso Talks#futurista norte-americana#inovação#inteligência artificial#Prêmio Jatobá#superciclo tecnológico#Tech Trends Report#tendências tecnológicas

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas