Com apoio de Macron, IA francesa surge como concorrente do ChatGPT
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07/03/202527/02/2025
Por redação AIoT Brasil
Em um grande evento realizado ontem (26) em Nova York, a Amazon apresentou oficialmente a nova Alexa Plus, uma versão turbinada da assistente virtual que chegou ao mercado em 2014 para concorrer diretamente com a Siri, da Apple. Com IA generativa, a Alexa+ promete ser mais conversacional, mais inteligente e proativa e “com personalidade”, mas os usuários só poderão testá-la a partir de março, quando estará disponível apenas nos Estados Unidos, em inglês – “futuramente chegará a todos os países onde a Alexa está disponível hoje”, disse a Amazon.
Muito aguardado pelo mercado, depois de informações de que seria adiado, o lançamento da Alexa+ acabou acontecendo no dia marcado pela Amazon, 26 de fevereiro. O jornal Washington Post, por exemplo, chegou a afirmar que a nova versão da assistente só seria lançada no final de março, por causa de bugs na incorporação de IA generativa e de respostas incorretas às perguntas de teste.
Em seu material de divulgação da nova versão, a Amazon adotou um tom pouco específico, sem explicar exatamente o que há de novo na assistente. Afirma, por exemplo, que existem pelo menos “50 coisas para tentar com Alexa+”, que “realiza tarefas, resolve problemas diários, mantém você entretido, ajuda você a permanecer conectado e pode conversar sobre praticamente qualquer assunto” – ou seja, praticamente tudo o que a versão anterior é capaz de oferecer.
A expectativa se concentra, portanto, no alcance real da incorporação de IA generativa e de grandes modelos de linguagem como o Claude, da Anthropic, que poderão fazer a diferença. No evento de lançamento, Panos Panay, chefe de dispositivos da Amazon, disse que a nova Alexa+ “é aquele assistente confiável que pode ajudar você a conduzir sua vida e sua casa”.
A Amazon também afirmou que a nova versão pode ser integrada a “dezenas de milhares de serviços e dispositivos”, entre os quais GrubHub, OpenTable, Ticketmaster, Yelp, Thumbtack, Vagaro, Fodor’s, TripAdvisor, Amazon, Whole Foods Market, Uber, Spotify, Apple Music, Pandora, Netflix, Disney+, Hulu, Max e dispositivos inteligentes de empresas como Philips Hue, Roborock e Lutron.
De acordo com a Amazon, a Alexa Plus custará US$ 19,99 por mês e será gratuita para os assinantes Prime. A nova assistente não poderá ser usada em alguns dos dispositivos Echo de gerações mais antigas: “Daremos prioridade aos proprietários de dispositivos Echo Show 8, 10, 15 e 21 no período de acesso antecipado”, informou a empresa.
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