AiotAiot


AIoT controla sistemas de refrigeração

Tecnologia desenvolvida pela startup Diel com uso de inteligência artificial e internet das coisas proporciona mais eficiência energética e evita problemas de manutenção

10/02/2023

AIoT controla sistemas de refrigeração
Tamanho fonte

Por redação AIoT Brasil

Para reduzir custos excessivos com energia e manutenção em seus sistemas de refrigeração, algumas empresas brasileiras começaram a buscar soluções que incorporam inteligência artificial e internet das coisas, o que ajuda a impulsionar esse nicho do mercado de tecnologia.

Um exemplo é a energytech Diel Energia, de São Paulo (SP), que anunciou o lançamento da plataforma DAP, uma ferramenta que permite o monitoramento dos equipamentos de ar-condicionado de forma remota. Victor Arcuri, diretor comercial e cofundador da Diel, explicou que a startup desenvolveu um hardware que é instalado na condensadora e na evaporadora de cada aparelho, e a partir daí a solução começa a fazer o controle de horários de funcionamento do sistema de refrigeração.

“Coletamos dados termodinâmicos que são enviados para a DAP e transmitem informações importantes sobre o desempenho daquele aparelho. Todos esses dados ficam reunidos em uma única tela, que pode ser acessada remotamente e ajuda o parceiro a identificar eventuais problemas”, acrescentou.

Baseada em IA e IoT, a DAP (sigla de Diel Analytics Plataform) também é capaz de identificar o funcionamento de cada aparelho de ar-condicionado, o consumo de kilowatt/hora e problemas que podem provocar aumento de custos, além de permitir a integração com o sistema da fornecedora de eletricidade para identificar e mensurar o histórico de consumo.

“O que fazemos é dar mais visibilidade para que as empresas consigam ser mais assertivas na gestão do seu parque de refrigeração, agindo desde a regulagem da temperatura e o tempo de atividade do aparelho até a identificação de falhas, sem depender da ação humana”, disse Arcuri.

A Diel afirma que, com suas soluções, as empresas podem reduzir entre 10% e 25% dos gastos com energia e manutenção dos sistemas de refrigeração. Segundo Arcuri, o mercado carece de soluções efetivas que ajudem a melhorar a gestão dos parques de refrigeração: “O ar-condicionado é o principal vilão nos sistemas elétricos, quando o clima está quente. Em geral, apagões e falhas elétricas acontecem por causa da sobrecarga que esses equipamentos geram em dias de muito calor”.

TAGS

#ar condicionado#eficiência energetica#inteligência artificial#internet das coisas#monitoramento#sistema de refrigeração

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas