AIoT Brasil BRASIL INTELIGÊNCIA ARTIFICIALE INTERNET DAS COISAS BRASIL

Fechar
A A

Tamanho fonte

Por Redação AIoT Brasil

Se você pretende fazer compras online no Natal ou em outras épocas do ano, vale tomar alguns cuidados antes de fechar negócio:

De olho na reputação – A principal orientação do serviço Reclame AQUI aos consumidores é que pesquisem bem a reputação e o histórico de relacionamento das lojas que oferecem o produto desejado antes de realizar qualquer compra, principalmente quando for de uma empresa pouco conhecida.

Para isso, basta digitar o nome da empresa no campo de busca na home do Reclame AQUI (https://www.reclameaqui.com.br/) que surgirá uma página específica da empresa. É possível consultar o volume de reclamações por período clicando em cada aba localizada acima da carinha de reputação (6 meses, 12 meses, 2020, 2019…).

Verifique a política de devolução da empresa antes da compra – É importante também entender como as empresas tendem a resolver situações em que a compra teve algum imprevisto, como atraso, avarias e produtos não originais. Isso poderá ajudar na decisão de compra, se vale a pena fazer negócio com determinada loja/empresa ou não.

Desconfie dos preços – Em e-commerce não tem milagre. Se alguém oferecer um produto por um preço muuuito abaixo do que é comprado em uma loja respeitada, a chance de que algo é ilegal é grande.

Como avaliar se o site é confiável? – “Um fator importante é a certificação digital. O e-commerce que preserva os dados dos clientes e a segurança da compra e que possui selos de segurança e certificações digitais (ISSO) são em tese seguros. Outra dica importante é optar sempre por endereços de URL que apareçam com o símbolo do cadeado. Se o cadeado não estiver fechado os dados podem estar vulneráveis a eventuais ataques”, afirma advogado Francisco Gomes Júnior, especialista em direito digital

Qual a forma mais segura na hora de efetuar o pagamento? – Os cartões virtuais têm sido grandes aliados dos consumidores na hora da compra. Por possuírem código e número de cartão único válidos somente para aquela transação específica, o roubo das informações e possíveis fraudes ficam mais difíceis.

Realizar uma TED ou DOC é uma operação que não é tão ágil como um PIX, mas que para valores significativos pode ser uma melhor opção, já que são necessários mais dados para que a transferência de valores se realize e pode haver reversão da operação.

Cuidado com links – Promoções que chegam por e-mail, redes sociais ou Whatsapp podem ser iscas para golpes virtuais. Não faça compras a partir de links enviados por esses canais. Prefira entrar no site da loja na qual você deseja comprar e a partir dele busque na página a promoção desejada.

Não deixe de ler:
Conheça o lado cinza dos marketplaces
Loja ou marketplace: quem é o responsável pela venda?
Como os marketplaces combatem os vendedores ilegais
Marketplaces estão na mira das autoridades
Testamos o que é vendido nos marketplaces: da pirataria ao cheirinho de queimado
Para que serve a homologação da Anatel
Pirata e não homologado são a mesma coisa?

Mais populares

09/08/2022

Febraban Tech começa hoje em São Paulo

Leia mais
16/12/2021

Conheça o lado cinza dos marketplaces

Leia mais
13/01/2021

Testamos os recursos tecnológicos do VW Nivus

Leia mais
08/08/2022

Ferramenta com IA mostra zonas de risco para mulheres

Leia mais
08/08/2022

Saiba como lidar com bots com segurança

Leia mais
break

Notícias Relacionadas