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22/07/202425/03/2024
Por Ricardo Marques da Silva
Nos últimos 24 meses, 67% das empresas latino-americanas com mais de 1 mil funcionários aceleraram a implantação de recursos de inteligência artificial em suas operações. Essa proporção é significativamente mais alta do que a média mundial, de 59%, de acordo com uma pesquisa recente encomendada pela IBM e conduzida pela Morning Consult.
O estudo, denominado “IBM Global AI Adoption Index 2023”, também verificou que, um ano depois do lançamento do ChatGPT, as corporações da América Latina se mostram bem mais abertas ao uso de IA generativa: 37% já estão implementando ativamente essa tecnologia e 45% informaram que se encontram em fase de exploração.
Realizada em novembro de 2023, a pesquisa ouviu 8.584 gestores de TI e profissionais de nível superior de 20 países: Argentina, Brasil, Colômbia, México, Peru, Alemanha, Austrália, Canadá, Chile, China, França, Índia, Itália, Japão, Cingapura, Coreia do Sul, Espanha, Emirados Árabes Unidos, Reino Unido e Estados Unidos.
O crescimento do uso de IA pelas empresas, segundo os analistas da IBM, é impulsionado por fatores como acessibilidade, redução de custos por meio da automação e a crescente integração de IA em aplicativos de negócios. Globalmente, os profissionais de TI destacam a criação de ferramentas acessíveis, a prevalência de conjuntos de habilidades relacionadas à IA e as soluções personalizadas que surgiram nos últimos anos.
Em relação aos desafios, o estudo destacou a carência de profissionais qualificados, o conhecimento ainda limitado dos recursos disponíveis, a alta complexidade dos dados e, no contexto da IA generativa, as preocupações éticas que envolvem questões de privacidade de dados, confiança e transparência.
Entre as aplicações mais comuns de IA, as empresas citaram trabalho digital (39%), automação de processos de TI (36%) e marketing e vendas (35%). Em estágios muito iniciais de adoção, destacam-se sustentabilidade (16%), análise de risco ambiental (10%) e diagnósticos em saúde (8%).
Rob Thomas, vice-presidente sênior da IBM Software, disse que as primeiras empresas a implantar IA estão aumentando os investimentos e comprovando os benefícios da tecnologia: “Vemos organizações aproveitando a IA em casos que podem ter um impacto profundo, como automação de TI, trabalho digital e atendimento ao cliente. Estou confiante de que 2024 será o ano de enfrentar e superar as barreiras de entrada, como a lacuna de competências e a complexidade dos dados”, afirmou em comunicado publicado no site da IBM.
#ChatGPT#IA generativa#implantação de IA#inteligência artificial
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