IA impulsiona biotecnologia e sustentabilidade no agronegócio
Startup utiliza bioinformática e inteligência artificial na seleção genética de microorganismos com características desejadas para o desenvolvimento de novos produtos
11/07/202406/09/2022
Por redação AIoT Brasil
Um dos principais desafios das empresas públicas e privadas de saneamento não é apenas atender às exigências do novo marco legal do setor para universalizar os serviços até 2033, mas também pela necessidade urgente de proteger os mananciais, proteger o meio ambiente e fornecer água de qualidade aos milhões de brasileiros que ainda sofrem com a escassez hídrica. Do lado positivo, existem tecnologias inovadoras que podem ser utilizadas para tratar, controlar e monitorar essas perdas e já estão sendo utilizadas por diversas empresas no país.
Para debater esse tema, Enéas Ripoli, CTO da SmartAcqua Solutions e CEO da GestÁgua, participará do webinar Inteligência Artificial no Controle de Perdas em Sistemas de Abastecimento, promovido por Salomão de Sousa Medeiros em seu canal do YouTube, na próxima sexta-feira, 09 de setembro, às 15h00. A participação é gratuita mas os interessados devem se inscrever pelo link: https://www.even3.com.br/iaemsistemasdeabastecimento/.
Graduado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com doutorado em Recursos Hídricos e Ambientais pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) , Medeiros criou um canal no YouTube em 2020 com o objetivo de abordar temas importantes sobre os avanços científicos e tecnológicos nas áreas de Recursos Hídricos, Saneamento e Irrigação por meio de webinars semanais.
“A ideia é popularizar a ciência e o conhecimento, além de apresentar experiências exitosas, aproximar interesses, conectar pessoas e estimular o debate crítico e construtivo”, destaca.
Segundo Enéas Ripoli, o webinar é mais uma oportunidade para falar sobre os benefícios da solução de inteligência artificial SmartAcqua, que permite identificar, amenizar e georreferenciar as perdas físicas e comerciais de água.
“Nossa solução, que já está sendo utilizada com sucesso em algumas cidades, fornece assertividade porque os algoritmos de IA processam todas as informações e têm grande capacidade de comparar dados o que um ser humano não consegue, demora muito ou a qualidade do trabalho não é boa”, explica Ripoli.
“Na Paraíba, cerca de 40% da água é perdida e a ideia desse webinar é mostrar que existem soluções e cases de sucesso, para incentivar o emprego dessas tecnologias”. Medeiros ressalta ainda que o trabalho feito pelas companhias que têm investido em redução de perdas é extremamente viável porque o retorno econômico compensa. Também participará do webinar Adriano Camino Trovato, diretor da Nortech.
#água#gestagua#Saneamento#smartacqua#webinar
Startup utiliza bioinformática e inteligência artificial na seleção genética de microorganismos com características desejadas para o desenvolvimento de novos produtos
11/07/2024Diagnóstico precoce oferece tempo para comunicação com as instituições responsáveis, para impedir que uma grande queimada aconteça
29/09/2023Plataforma Flood Hub agora está disponível em 80 países, incluindo novas regiões na África, Europa, América Latina e Ásia-Pacífico
01/06/2023