AiotAiot


Vagas lança tecnologia de recrutamento Matching IA+H

Tecnologia desenvolvida pela empresa une inteligências artificial e humana e promete uma abordagem mais eficaz para aprimorar a escolha de candidatos

14/02/2024

Vagas lança tecnologia de recrutamento Matching IA+H
Tamanho fonte

Por redação AIoT Brasil

A Vagas, empresa de tecnologia para recrutamento e seleção criadora do site de empregos Vagas.com, lança o Matching IA+H, recurso que, segundo a empresa, une as inteligências artificial e humana para conseguir o matching ideal entre o candidato e a oportunidade de trabalho. Isso é possível a partir da união das duas inteligências, sendo que a humana assume o protagonismo ao moldar a IA de acordo com cada demanda.

O recurso, disponibilizado no software de gestão de processos seletivos Vagas For Business, possibilita uma nova experiência na triagem de candidatos, por meio da personalização da IA com a adição de informações definidas pelos recrutadores (a “parte H” do Matching IA+H), otimizando e aperfeiçoando o processo de seleção.

A tecnologia desenvolvida pela Vagas leva em consideração questões como os benefícios e limites do uso de IA para a avaliação do matching entre candidatos e vagas nos processos seletivos. “A Vagas aprendeu que, embora o ranking automático de candidatos a vagas gerado por técnicas de inteligência artificial já fosse muito útil, ele muitas vezes era insuficiente para atender a especificidades identificadas pelos recrutadores. Deveria haver uma forma para que eles pudessem ajustá-la considerando a sua expertise, e foi isso que permitimos com a tecnologia IA+H”, conta Mário Kaphan, fundador da Vagas.

A Vagas é uma das protagonistas da digitalização do recrutamento e seleção no Brasil, que em 1999, quando foi fundada, ainda era baseado no processamento manual de currículos em papel. Por isso, a “parte IA” de sua nova tecnologia tem a vantagem de contar com o banco de informações coletadas na condução de milhões de processos seletivos, que já ultrapassaram mais de um bilhão de candidaturas e foram realizados por centenas de milhares de recrutadores de empresas de todos os segmentos e portes.

Para a “parte H”, a solução conta com um ferramenta de ranking que integra a triagem do Vagas For Business desde as suas versões originais. Com ela, além de filtrar, o recrutador pode ranquear os candidatos às suas vagas por meio da definição de critérios e seus pesos, que podem ser: necessário, Importante, desejável ou interessante, utilizando para isso  informações disponíveis a respeito dos candidatos — sejam as que estão em seus currículos, seja em fichas, testes e avaliações aplicadas a eles no processo seletivo.

O uso da nova tecnologia praticamente não requer treinamento do usuário que, na prática, irá se deparar com uma pequena mudança na triagem: a opção de ativação do matching IA, e a possibilidade de visualizar o impacto da adição de critérios ponderados na ordenação dos candidatos. Desta forma, o recrutador poderá criar a melhor regra de Matching IA+H para cada vaga.

TAGS

#Aria#IA#matching#Matching IA+H#vagas#Vagas For Business

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas