B3 lança assistente com IA para pequenos investidores
Ferramenta gratuita ajuda o usuário a encontrar corretores de ações e a entender os termos utilizados no mercado financeiro
02/07/202409/11/2022
Por redação AIoT Brasil
Em dez anos, os pagamentos por meio da leitura de QR Code no celular deverão ser utilizados por 81% dos brasileiros, uma proporção inferior apenas ao Pix (91%) e à carteira digital (82%). Essa é uma das projeções da pesquisa “Carat Insights – Futuro dos Meios de Pagamento”, encomendada pela multinacional de serviços financeiros Fiserv ao Instituto Locomotiva, que também mostrou que um de cada cinco consumidores acredita que o dinheiro em espécie deverá desaparecer na próxima década.
No sentido contrário dos meios de pagamento virtuais está o cheque em papel, que foi usado por apenas 10% dos entrevistados nos 12 meses anteriores à pesquisa e é indicado como o mais provável a desaparecer por 60% dos brasileiros.
As TEDs (transferência eletrônicas disponíveis) e DOCs (documentos de crédito) ficaram em segundo lugar, com 27% da população apostando em sua extinção, como resultado do avanço do Pix.
Chamou particular atenção na pesquisa a evolução do uso do QR Code no Brasil em 2022, tanto em pagamentos quanto em aplicações como cardápios digitais, catálogos de produtos, cartões de visitas digitais, produtos de supermercado, boletos e contas.
Estima-se que 35% dos consumidores brasileiros já usaram o celular para fazer pagamentos com QR Code, a maioria formada por jovens de 16 a 29 anos pertencentes às classes A e B.
Outro estudo global, da consultoria britânica Juniper Research, mostrou que 1,5 bilhão de pessoas já pagam contas com QR Code e até 2025 esse número deve chegar a 2,2 bilhões. O crescimento da tecnologia no Brasil se deve em grande parte ao avanço da base de smartphones, que já ultrapassou a marca de 242 milhões de aparelhos, segundo dados da FGV-EAESP.
Para Samuel Ferreira, CEO da Meep, empresa de soluções tecnológicas para meios de pagamento, a agilidade para realizar o controle das transações em um único lugar é um dos motivos pelos quais a tecnologia QR Code se torna cada vez mais popular.
“Surgiram inúmeras novidades no mercado que garantem segurança para os consumidores e para as empresas. As novas maquininhas, por exemplo, já vêm com a opção do QR Code, que oferece as mesmas funcionalidades do Pix”, lembrou o especialista.
#doc#pagamento#pagamento digital#Pix#QR code#ted
Ferramenta gratuita ajuda o usuário a encontrar corretores de ações e a entender os termos utilizados no mercado financeiro
02/07/2024Fintech criada na Califórnia por três brasileiros e um indiano é especialista em inteligência de dados para instituições financeiras
01/07/2024Setor reconhece o potencial da tecnologia, mas apenas 8% das empresas a utilizam há mais de cinco anos
06/12/2023