AIoT Brasil BRASIL INTELIGÊNCIA ARTIFICIALE INTERNET DAS COISAS BRASIL

Fechar
A A

Tamanho fonte

Por redação AIoT Brasil

Recém-chegada ao Brasil, a startup canadense 3rdi Lab, especializada em desenvolver ferramentas tecnológicas de realidade aumentada com o apoio de inteligência artificial, apresentou ao mercado um aplicativo que proporciona uma experiência inovadora para quem visita museus e galerias de arte. Com recursos que vão além da ferramenta de QR Code que fornece dados básicos de uma obra, o app oferece informações sobre o autor, áudios explicativos, vídeos, animações e até a possibilidade de interatividade, em uma experiência mais imersiva.

Com IA e realidade aumentada, a tecnologia já foi testada no Museu Catavento, em São Paulo, e agora a 3rdi Lab discute sua aplicação também em outros museus. A negociação com o Catavento se iniciou em julho do ano passado e a experiência está disponível desde 26 de março, quando foi celebrado o aniversário do museu, instalado no Palácio das Indústrias.

Raj Nayak, CEO e fundador da startup, disse que em breve o alcance do aplicativo será ampliado no país: “Temos mantido conversas com outras instituições, como o Museu da Imagem e do Som (MIS), o Museu do Futebol, o Museu da Língua Portuguesa e o Museu de Arte de São Paulo (Masp). Em setembro, o Museu do Ipiranga será reaberto, e há a possibilidade de que possamos desenvolver algo também para lá. Há muita coisa acontecendo no Brasil, e o Museu Catavento foi um excelente lançamento”.

Os planos da empresa também incluem a Pinacoteca do Estado de São Paulo, o Museu de Arte Moderna (MAM), o Museu da Imigração, o Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC/USP) e o Museu Afro Brasil, entre outras instituições. “Acreditamos que cada obra tem uma história para contar. Nossa solução facilita a fusão da realidade com o mundo digital, criando exposições multissensoriais que conectam o público à arte e à cultura como nunca antes aconteceu”, disse Nayak.

Fundada em 2017, a 3rdi Lab desenvolve tecnologias dedicadas ao mercado de arte por meio de IA e faz parte do Canada Hub, iniciativa da Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC). O Brasil, segundo o CEO da empresa, está entre os países que mais arrecadam recursos com a venda de ingressos para museus, o que o torna um mercado importante para o aplicativo. No exterior, a 3rdi Lab já possui parcerias com instituições como a Art Gallery of Nova Scotia, Associação Canadense de Museus, Rede de Organização de Museus Europeus e Aliança Americana de Museus.

Divulgação/3rdiLab

Mais populares

02/06/2022

Inteligência artificial detecta fake news na internet

Leia mais
13/01/2021

Testamos os recursos tecnológicos do VW Nivus

Leia mais
20/01/2022

Os principais ataques cibernéticos no Brasil em 2021

Leia mais
23/06/2022

FEA/USP promove conferência de ciência e negócios

Leia mais
27/08/2021

Automação doméstica deve crescer 30% no Brasil

Leia mais
break

Notícias Relacionadas