AiotAiot


Tokenização promete reestruturação na economia

Já há tokens de commodities, que representam a colheita de plantações de café e até mesmo de fertilizantes, como a ureia; mudança de cenário reduz taxas e oferece mais segurança às negociações

21/07/2022

Tamanho fonte

Por redação AIoT Brasil

Além de criptoativos, como o bitcoin, é possível tokenizar qualquer ativo do mundo físico, transformando um bem, produto ou mercadoria, em um ativo completamente digital. O movimento de tokenização, que é uma promessa de reestruturação da economia, é mais abrangente que o mercado cripto, podendo criar uma nova forma de negociar ativos tradicionais do mercado financeiro, como ouro, petróleo, commodities e imóveis.

Esse processo pode ser entendido como uma revolução, de acordo com James Franciscus, CEO da Stonoex. Na Stonoex, existem tokens de commodities, que representam a colheita de plantações de café e até mesmo de fertilizantes, como a ureia. “A tokenização de ativos mudará completamente a economia vigente no mercado financeiro. A tecnologia blockchain permite tokenizar qualquer ativo, criando um novo mercado, fracionando mercadoria em tokens que podem ser negociados em plataformas como a Stonoex. O movimento de tokenização veio para ficar, inaugurando uma nova era para a economia global“, avalia. 

Existem ativos que demandam alto volume de investimento, que podem ser fracionados com a tokenização. Esse movimento representa ainda mais liquidez em um mercado secundário de negociação e a democratização do acesso a mercados que antes eram restritos para investidores de alta renda. Isso poderá ampliar a base de clientes e a negociação de um ativo no mercado.

Além disso, essa mudança de cenário reduz taxas e oferece mais transparência e segurança às negociações. Dessa forma, as transações ocorrem de forma mais rápida, com o registro de tudo através de contratos inteligentes via blockchain, tecnologia responsável por criar um ambiente descentralizado, mas que oferece opções de rastreabilidade e controle de emissão de tokens.

Ao contrário do sistema financeiro tradicional, os tokens garantem mais interoperabilidade através da comunicação entre blockchains e ampla troca de ativos em plataformas de negociação com a dispensa de intermediários, segundo James Franciscus, CEO da Stonoex. “Além de oferecer uma diversificação de investimentos, os tokens de commodities criaram uma nova forma de ofertar mercadorias conectando produtores e potenciais investidores em um ambiente com mais transparência, segurança e liquidez.”

TAGS

#Bitcoin#criptoativos#criptomoedas#economia#token

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas