TIM lança 5G em São Paulo de olho em streaming e games
Operadora contará com 1000 antenas ativadas até o final do mês de agosto; jogos na nuvem, realidade aumentada e realidade virtual estão entre os serviços que devem ser aprimorados com a tecnologia
05/08/2022
Tamanho fonte
Por Ricardo Filho, estagiário do AIoT Brasil, com supervisão do editor
A TIM, primeira operadora a oferecer cobertura 5G Standalone em todos os bairros da cidade de São Paulo, anunciou a conexão de 91% da população com a nova tecnologia. O lançamento comercial ocorreu no dia 04/08, conforme liberação oficial da frequência de 3,5GHz pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Segundo a empresas, a cobertura conta com 1.150 antenas, com previsão de 1.000 ativadas até o final de agosto.
Desde julho, a TIM vem ativando comercialmente a tecnologia 5G nas capitais do país, de acordo com o cronograma estabelecido pela Anatel. Brasília foi a primeira cidade a receber o serviço. Com velocidades de navegação que podem alcançar a ordem dos Gbps – até 100 vezes mais que a rede 4G -, o 5G deve impactar o mercado corporativo, viabilizando a Indústria 4.0 e a utilização de soluções relacionadas à Internet das Coisas.
Alberto Griselli, CEO da TIM Brasil, falou sobre o impacto da tecnologia 5G no uso de IoT em território nacional. “Hoje, a internet das coisas roda na tecnologia 4G. Ela tem um potencial de crescer 100, 1000 vezes os números das convenções humanas e o 5G tem um portfólio muito amplo, principalmente em caso de usos massivos”.
Entre os primeiros benefícios conquistados com a inovação, os clientes pós-pagos contarão com um pacote para melhorar os planos com mais 50GB de internet, disponível a partir de 18 de agosto. Esse “booster” 5G também oferece navegação ilimitada na Twitch, plataforma de streaming de vídeo com foco em games.
O pacote evoluirá ao longo dos próximos meses, com mais conteúdos de jogos eletrônicos, realidade aumentada e realidade virtual. Já há uma nova parceria firmada com a AWG Games, plataforma de Cloud Gaming, que permitirá que clientes TIM joguem títulos – como Fortnite e GTA V – sem precisar de um PC gamer ou console.
“Cloud Gaming é a nossa primeira fonte de experimentação. Depois disso, muito provavelmente falaremos de realidade aumentada em grandes eventos públicos – jogos de futebol, shows de música, teatro etc. Estamos explorando algumas ideias de utilizar o 5G para garantir uma experiência em tempo real”, contou Paulo Esperandio, chief marketing officer da TIM Brasil.
Vale destacar que o cliente TIM não precisará trocar seu TIMChip para navegar na nova rede. Basta apenas ter um smartphone compatível com a tecnologia. A operadora conta com ofertas de aparelhos e descontos que alcançam a marca de R$ 3.500 em modelos de ponta.