AiotAiot


Telemetria Aberta é o futuro da visualização de dados

Levantamento da AppDynamics mostra que 52% das empresas brasileiras já iniciaram sua jornada em direção à observabilidade full-stack

22/07/2022

Telemetria Aberta é o futuro da visualização de dados
Tamanho fonte

Por redação AIoT Brasil

A Telemetria Aberta (OpenTelemetry) é uma estrutura de observabilidade composta por um conjunto de ferramentas, APIs e kits de desenvolvimento de software (SDKs). Com ampla divulgação, é considerada um elemento fundamental para que as organizações ampliem, gerenciem e otimizem a visibilidade de toda a infraestrutura de TI em seus ambientes complexos de multicloud.

“OpenTelemetry é atraente para as organizações que desejam atender às crescentes demandas dos clientes por experiências digitais completas. Mas com tanto ruído em torno do conceito de OpenTelemetry, é importante que se tenha uma compreensão clara desse novo padrão de dados e como ele pode ser aplicado para monitorar todo stack de aplicações e vincular diretamente o desempenho das aplicações aos resultados de negócios”, afirmou João Fabio de Valentin, Head Cisco AppDynamics para América Latina.

A Telemetria Aberta tem sido implementada e apoiada por fornecedores de serviços em nuvem, fornecedores de observabilidade (incluindo a AppDynamics) e consumidores finais nos mais diferentes mercados, porém os profissionais de TI também precisam reconhecer as limitações desse novo método de monitoramento para que tenham as ferramentas e plataformas instaladas para maximizar o potencial da plataforma.

A estrutura gera dados de telemetria em todo o stack de TI, uma maneira ágil e econômica de criar observabilidade desde o primeiro dia, por meio de APIs e SDKs. Além de eliminar os bloqueios de fornecedores que, anteriormente, foram uma barreira para muitas equipes de TI, a ferramenta também coleta dados isolados para juntá-los.

O último relatório da AppDynamics, The Journey to Observability, mostra que 52% das empresas brasileiras já iniciaram sua jornada em direção à observabilidade full-stack, 24% estão nos primeiros passos e 22% estão preparadas para iniciar esse processo.

“As equipes que conseguirem fazer isso estarão perfeitamente posicionadas para avançar com seus programas de observabilidade full-stack, com os dados e insights necessários para otimizar o desempenho de TI e fornecer experiências digitais sempre completas”, afirma Valentin.

TAGS

#ambientes multicloud#APIs#SDKs#telemetria#TI

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas