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29/10/202402/08/2022
Por redação AIoT Brasil
Alguns especialistas vêm chamando atenção para o potencial transformador da tecnologia AIOps, sigla de Artificial Intelligence for IT Operations, que tem a capacidade de apoiar tarefas como monitoramento de performance, investigação e solução rápida de falhas e problemas em sistemas. Além disso, trata-se de uma solução que não requer um especialista em TI e pode ser utilizada por empresas de vários segmentos.
Rafael Scalia, gerente da multinacional Run2biz, diz que a ferramenta é fundamental para as empresas que querem manter uma postura de defesa contra os “inimigos ocultos” das redes de TI, por oferecer a possibilidade de identificar comportamentos suspeitos nos sistemas e reagir em tempo real: “Seu ponto-chave está justamente no mapeamento das ameaças cibernéticas e das falhas do sistema, já que qualquer comportamento anormal irá disparar alertas”, explica.
As soluções com essa tecnologia arquivam, conservam e averiguam informações do ambiente digital com algoritmos especializados de machine learning, em que os computadores têm a capacidade de transformar dados em insights e fornecer respostas e ações para a operação de TI. “No que diz respeito às investidas de hackers, as ferramentas de AIOps conseguem, por exemplo, reconhecer uma tentativa de invasão ou login e gerar automaticamente, por meio da inteligência artificial, um alerta ao suporte. Assim é possível saber, em tempo real, o potencial da ameaça e tomar uma atitude rápida”, explica Scalia.
José Francisco Clemente, diretor de tecnologia da Run2biz, lembra também a possibilidade de automatização das atividades repetitivas ou de menor valor agregado: “O principal benefício é a redução de erros e falhas humanas, o que permite aumentar a produtividade e tornar o time mais estratégico. Isso acelera os processos internos, porque a tecnologia AIOps consegue cruzar rapidamente uma grande quantidade de dados”.
O executivo resume as funcionalidades que levam as empresas a procurar as soluções de AIOps: prevenção de ataques virtuais, reconhecimento de anomalias e correção de falhas, obtenção de estatísticas e padrões de servidores e aplicações, análises preditivas, identificação da causa de problemas na infraestrutura de TI, automação das atividades e busca de respostas e ações automáticas. “Entre os ganhos estão também a redução de custos e do tempo gasto na solução de problemas e a melhora no desempenho da operação e da produtividade interna”, acrescenta Clemente.
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