Por que a Amazon escolheu o nome Rufus para a sua nova IA
Na Roma antiga o apelido era dado a quem tinha cabelos ruivos, mas parece que o motivo real é bem mais sentimental
05/11/202428/09/2020
Por redação AIoT Brasil
Quem quer comprar um carro usado não abre mão de conferir minuciosamente seu estado, examinar a lataria, ligar o motor e ver todos os detalhes antes de fechar o negócio. Porém, o isolamento social dificultou essa prática tão comum no país e, ao mesmo tempo, estimulou algumas startups a criar ferramentas que facilitam a vida de vendedores e compradores.
Um exemplo é o portal Carbig.com, do Grupo Carbel, de Belo Horizonte, que lançou o aplicativo Live Car Shopping, criado pela Alpes One. A ferramenta permite a realização de atendimento online, agendamento e personalização de links para serem feitas chamadas de vídeo por plataformas digitais como celular, desktop e tablet. O vendedor também pode recorrer ao Spincar, que permite a visualização em 360 graus do carro, por dentro e por fora. De acordo com a Carbel, as inovações foram resultado de um investimento de R$ 1 milhão em tecnologias digitais e IA.
A Carupi, uma empresa de tecnologia norte-americana apoiada por investidores do Vale do Silício, seguiu um caminho parecido e adotou o conceito de “venda seu carro sem sair de casa”. Para isso, criou um aplicativo, também chamado Carupi, que pode ser baixado gratuitamente na App Store e no Google Play. Um fotógrafo vai ao local indicado pelo vendedor e fotografa o carro, que então é oferecido ao mercado pela equipe da Carupi, que cuida dos contatos com o comprador, do test drive e de toda a documentação depois da venda.
O portal digital de compra e venda de veículos Volanty também utiliza inteligência digital e vem ocupando um espaço importante no setor, graças a investimentos como o que recebeu no ano passado, de R$ 70 milhões, liderado pelos fundos de capital de risco SoftBank e do argentino Kaszek. O algoritmo de análise de informações da startup analisa mais de 600 fatores para determinar o valor do veículo. Com esses dados, as unidades físicas da Volanty fotografam o veículo, negociam as propostas e providenciam a documentação necessária, sem que o comprador saia de casa.
A Lexus, divisão de veículos de luxo da Toyota, foi mais longe e criou o Lexus AR Play, um aplicativo de realidade aumentada que proporciona uma imersão no modelo IS 350, um sedan esportivo lançado em plena pandemia. Disponível em Android e iOS, a ferramenta permite que o comprador ande em volta do carro e veja o exterior e o interior, além de abrir e fechar as portas e o porta-malas, enquanto uma narração explica detalhes do veículo. É possível alterar a cor e até mesmo usar a captura de tela para compartilhar imagens do IS 350 na entrada da garagem e tirar uma foto ao lado do veículo virtual, numa verdadeira experiência de realidade aumentada.
#AI#Alpes One#Carbel#Carbig#Carupi#chamada de vídeo#comércio online de veículos#compra de carro#IA#inteligência artificial
Na Roma antiga o apelido era dado a quem tinha cabelos ruivos, mas parece que o motivo real é bem mais sentimental
05/11/2024Estudo da ClearSale avaliou o e-commerce e indicou uma redução de 7,8% em relação ao mesmo período do ano passado
30/07/2024Com o Kayak PriceCheck é possível realizar um comparativo de preços utilizando apenas uma captura de tela de um itinerário de voo de qualquer site
19/03/2024