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07/11/202502/07/2024

por Redação AIoT Brasil
Criada há quatro anos, a startup Paiper utiliza princípios de psicologia comportamental aliados à inteligência artificial (IA) para alterar a maneira como as empresas se relacionam com seus clientes. A ideia é criar jornadas personalizadas, desde o primeiro contato até a fidelização, para operações de venda, cobrança e retenção.
Pela experiência anterior no mercado financeiro, o engenheiro de computação Fernando Gobbo ouvia as dores de quem lida com a inadimplência diariamente. Em 2020, ele reuniu os sócios Jhonston Dalcin, Eduardo Schudeler e Frederico Leser para criar um negócio que capacitasse empresas a melhorarem seus serviços de comunicação com o cliente, a fim de recuperar tempo e dinheiro perdidos em operações de cobrança e retenção.
Nascia a Paiper, nome derivado de Pipeline – fluxo – e com a grafia brasileira. Hoje, são R$ 6 milhões captados com investidores anjo, como Maiz Capital E FRAM Capital, e clientes do porte de Magalú, Rodobens, BMP e Plenum, entre outros. “Empreender me permite transformar conhecimentos e ideias em bens e serviços essenciais às pessoas e empresas”, afirma Gobbo.

Sócios da Paiper
Quando uma empresa contrata seus serviços, a plataforma aproveita sua base de dados para segmentar clientes. Atualmente a empresa gerencia um banco de dados de 1,2 milhão de CPFs. Com o uso de IA, a Paiper analisa as variáveis, em busca de abordagens mais eficazes e direcionadas. Por exemplo, no caso de cobrança, a segmentação pode identificar se um cliente é um mau pagador ou simplesmente alguém que frequentemente esquece de pagar, ajustando a comunicação de acordo, testando diversos canais de comunicação e ajustando estratégias em tempo real para obter as melhores respostas dos clientes.
“Isso garante que, independentemente do perfil, cada cliente receba a mensagem certa, pelo canal certo, no momento certo. Durante toda a jornada, as reações dos clientes a diferentes estímulos são analisadas para ajustar as próximas estratégias”, explica Gobbo.
A startup utiliza machine learning para automatizar processos e otimizar a comunicação com os clientes, oferecendo uma experiência omnichannel integrada. A plataforma “no-code” da Paiper permite que empresas ajustem fluxos de comunicação sem a necessidade de desenvolvedores.
“Melhorar a inadimplência passa por gerar eficiência na relação anterior com o consumidor. Muitas vezes um boleto não é pago por puro esquecimento, que tal lembrar antes de gerar uma multa ou insatisfação?”, afirma Frederico Leser, da área comercial e novos negócios da Paiper.
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