AiotAiot


SAS adquire Kamakura para gerenciamento de riscos financeiros

Operação visa impulsionar inovações em tecnologia como apoio à volatilidade do segmento; portfólio inclui software especializado, dados e consultoria

30/06/2022

SAS adquire Kamakura para gerenciamento de riscos financeiros
Tamanho fonte

Por redação AIoT Brasil

O SAS, empresa da área de analytics e IA, adquiriu a Kamakura Corporation, de Honolulu (EUA), que oferece software especializado, dados e consultoria que ajudam organizações financeiras – bancos, seguradoras, gestores de ativos, fundos de pensão e mais – a gerenciar diversos riscos financeiros.

Don van Deventer, CEO e chairman da Kamakura, afirma que a empresa escolheu o SAS por se alinhar com sua cultura direcionada por dados e pesquisa e pela excelência mútua em modelagem e analytics. O executivo ainda ressalta que as corporações compartilham da mesma filosofia, de gerenciamento de risco financeiro, atendendo às exigências regulatórias.

“Esta aquisição é uma extensão dos enormes investimentos já realizados na plataforma de gestão de risco baseada em nuvem do SAS e em soluções integradas”, diz o cofundador e CEO do SAS, Jim Goodnight. “Ela sinaliza nossa intenção de antecipar soluções de risco que irão mudar o mercado para solucionar os principais e mais urgentes desafios que nossos clientes financeiros enfrentam. Prevemos que a força resultante da tecnologia SAS combinada com os modelos de análise de risco e crédito da Kamakura se comprovará ainda mais poderosa do que a soma de suas partes”, completa. 

A decisão de investimento do SAS reflete o otimismo pós-pandêmico ainda ofuscado pela guerra, rupturas implacáveis nas cadeias de suprimentos e o fim de diversos programas de segurança financeira e social que nasceram com a pandemia. O aumento da inflação e a recessão surgiram como nuvens carregadas no horizonte financeiro, sinalizando possíveis turbulências à frente – um momento para que empresas financeiras, grandes e pequenas, examinem com cuidado os riscos de liquidez , entre outros, em seus portfólios. 

Com a aquisição, o SAS visa entregar um portfólio inigualável de soluções de risco integradas, especialmente na gestão de ativos e passivos (ALM), e servir outros aspectos da indústria de serviços financeiros. “O valor sinergético na fusão de dois portfólios de tecnologia de risco altamente complementares é inegável para qualquer um familiarizado com SAS e Kamakura; é como encaixar as peças de um quebra-cabeças”, afirma Sidhartha Dash, diretor de pesquisa da Chartis.

TAGS

#analytics#Aquisição#Finanças#Kamakura#SAS#segurança#software

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas