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Qualidade dos dados é chave para resultado confiável da IA, afirma Gartner

Disseminar esta cultura em toda a organização é o grande desafio de uma jornada de êxito

28/04/2025

Qualidade dos dados é chave para resultado confiável da IA, afirma Gartner
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Por Solange Calvo

Jorg Heizenberg, vice-presidente e analista do Gartner

Em coletiva de imprensa hoje pela manhã, no evento Conferência Gartner Data & Analytics 2025, realizado em São Paulo, mais uma vez, os dados, em especial suas qualidades e confiabilidade, fazem toda a diferença para o sucesso na adoção e evolução da Inteligência Artificial (IA) no universo corporativo, de acordo com o VP e analista do Gartner, Jorg Heizenberg, e Deepak Seth, diretor e analista do Gartner.

Os executivos acreditam que o avanço da Inteligência Artificial Generativa (GenAi) nas empresas representa uma transformação profunda no modo como operam, inovam e se relacionam com seus clientes. No entanto, para que essas soluções gerem valor real e sustentado, é imprescindível construir uma fundação sólida: dados de qualidade, confiáveis e amplamente acessíveis.

Sem esse alicerce, alertam, até mesmo os sistemas mais avançados tendem a falhar ou, no mínimo, a entregar resultados imprecisos e pouco relevantes. O que seria perda de tempo e de investimento preciosos.

“A IA continua a impulsionar o planejamento empresarial, com mais da metade dos Chief Executive Officers (CEOs) acreditando que a tecnologia terá um impacto mais significativo em seu setor nos próximos três anos”, diz Heizenberg e completa: “Com isso em mente, os líderes de Data & Analytics estão em uma posição única para gerar o máximo impacto nos resultados dos negócios devido à sua proximidade com essa tecnologia”.

Para ter uma boa IA é preciso estar apoiado nos quatro “As”, em relação aos dados, ensina Seth: Alta disponibilidade, Acessibilidade, Aplicabilidade e Aceitabilidade. Esta é a base da estrutura para acionar o “botão start”. Mas nessa trilha, o primeiro grande desafio é o reconhecimento de que dados não são apenas ativos de tecnologia, mas recursos estratégicos de toda a organização, ele reforça. Isso exige uma mudança cultural abrangente, adverte, em que todas as áreas de negócio – de marketing a finanças, de operações a recursos humanos – compreendam seu papel como produtoras e consumidoras de dados.

A cultura de dados, afinal, eles afirmam, precisa ser vista como um compromisso coletivo, e não restrita apenas aos times de TI ou aos líderes de dados (CDOs, CIOs e seus times de analistas e engenheiros).

Disseminar essa cultura demanda liderança ativa, despertam os executivos. Líderes de dados devem ser agentes de transformação, prosseguem eles, promovendo iniciativas, esclarecendo a importância de dados bem governados, atualizados e consistentes.

É fundamental que todos na organização entendam como suas ações impactam diretamente a qualidade dos dados e, por consequência, os resultados dos modelos de IA. “Os dados são fundamentais para IA, se a alimenta com lixo, ela produzirá lixo”, sentencia Seth. “bons dados levarão a uma boa IA”, garante Seth.

Conhecimento faz a diferença

Contudo, tecnologia sozinha não resolve. O Gartner destaca que é o comportamento humano diante dos dados que determinará o verdadeiro sucesso. Para isso, a formação dos chamados “prompters”, munidos do conhecimento do negócio, ou “engenheiros de IA”, como os credenciam, possam unir conhecimento e tecnologia para alcançarem resultados confiáveis e que, de fato, façam a diferença na inovação, na competitividade e no crescimento das empresas. Somente quem tem conhecimento, consegue questionar a GenAi e aprimorar resultados.

Portanto, o maior desafio, afirmam, é menos técnico e mais cultural: criar uma mentalidade em que as decisões orientadas por dados sejam a norma, e não a exceção. “Ao vencer esse desafio cultural, a organização libera o verdadeiro potencial da IA Generativa: gerar insights relevantes, automatizar processos com inteligência, criar experiências personalizadas e, acima de tudo, construir vantagem competitiva sustentável”, diz Seth.

“Demonstrar o valor da IA continua sendo uma das principais barreiras para a implementação”, diz Heizenberg. “Os líderes de Data & Analytics devem se concentrar em criar os níveis certos de confiança, com base no contexto, como o primeiro passo para mostrar o valor”, alerta.

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#AI#analytics#dados#GenAI#IA#IA generativa

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