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Por redação AIoT Brasil
As ferramentas de inteligência artificial já fazem parte do cotidiano da maioria das pessoas e são utilizadas rotineiramente nas tarefas do dia a dia, tanto em casa como no trabalho, especialmente os assistentes virtuais. Essa popularização da IA foi confirmada, mais uma vez, em uma pesquisa recente feita no Brasil pela consultoria Talk Inc. para descobrir os modos de uso mais comuns da tecnologia.
A pesquisa ouviu brasileiros das cinco regiões do país, de diferentes classes sociais, que trabalham em diferentes setores, e constatou que 57% dos entrevistados utilizam assistentes virtuais em atividades que vão desde a organização da agenda e lembretes até processos mais complexos, relacionados ao trabalho. Foram citados, principalmente, o ChatGPT, a Alexa e o Google Assistant, que se tornaram parte essencial da rotina em muitos lares e escritórios.
Tina Brand, cofundadora da Talk, disse que, na pesquisa, era comum ouvir as pessoas mencionarem o uso do ChatGPT quando falavam das interações com assistentes virtuais: “Porém, muitas vezes elas estão se referindo a qualquer tipo de tecnologia de chat conversacional inteligente, e não necessariamente ao produto específico da OpenAI. Isso demonstra como o termo ‘chat’ se tornou sinônimo de assistentes virtuais avançados”.
O segundo modo de uso mais comum de IA, segundo o estudo, envolve as ferramentas que ajudam a melhorar a qualidade de um texto, seja na correção gramatical e no ajuste de estilo, seja na criação de conteúdo personalizado. Recorrem a esses recursos 31% dos entrevistados, e alguns utilizam o Grammarly ou o ChatGPT até mesmo para redigir mensagens pessoais simples.
Além disso, 31% das pessoas ouvidas na pesquisa disseram que usam IA na produção de conteúdo, o que abrange um público formado por jornalistas e profissionais de marketing e também pessoas que não atuam nessas áreas. “Não é surpresa que mesmo quem não trabalha com comunicação esteja ‘ganhando’ a capacidade de se tornar criador de conteúdo. Não por acaso, estima-se que, em poucos anos, 90% do conteúdo online será produzido por não humanos”, previu a Talk, sem citar a fonte dessa estimativa.
Por fim, a pesquisa mostrou que 26% dos brasileiros utilizam ferramentas de IA em atividades acadêmicas e profissionais: “Seja para pesquisar tópicos complexos e organizar estudos, seja em tarefas como a análise de dados, a IA oferece respostas rápidas e soluções que otimizam o tempo”, explicou a Talk.
Carla Mayumi, sócia da empresa, acrescentou: “As pessoas estão aprendendo sozinhas a explorar as aplicações de IA. E já começam a imaginar um futuro em que o assistente será seu ‘gêmeo’ virtual, que vai tornar tudo mais produtivo. Estamos apenas começando a explorar todo o potencial que essas tecnologias têm a oferecer”.
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