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Os benefícios que a IoT pode oferecer ao setor hoteleiro

Uma experiência hiperpersonalizada para os hóspedes é apenas um dos muitos serviços que a tecnologia é capaz de proporcionar

23/12/2022

Os benefícios que a IoT pode oferecer ao setor hoteleiro
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Por redação AIoT Brasil

Da possibilidade de manutenção preditiva à garantia de segurança e economia de energia, os dispositivos de internet das coisas têm muito a oferecer ao mercado da hotelaria, com destaque para as experiências customizadas e inéditas que podem ser desfrutadas pelos hóspedes. O potencial da IoT se concentra, principalmente, na capacidade de permitir que dispositivos como smartphones e laptops sejam transformados em objetos inteligentes, conectados a uma rede compartilhada e controlados por único aparelho.

De acordo com Danny Rittman, especialista em tecnologia e CTO da GBT Technologies, utilizando um simples celular, os funcionários de um hotel podem controlar termostatos, medidores de energia, sistemas de iluminação e refrigeração e mais uma longa série de equipamentos, graças à IoT. “A chave para essa mudança tecnológica tem sido a crescente integração de sistemas de IoT que permitem que os hoteleiros ofereçam aos hóspedes um ambiente mais agradável, com mais controle de sua experiência. Para o hotel, o principal benefício é mais eficiência em suas operações diárias”, disse Rittman em artigo publicado no site norte-americano IoT Business News.

Para o especialista, quando aplicada em escala, a IoT pode apoiar os hotéis em duas áreas principais, a primeira relacionada à possibilidade de oferecer uma experiência hiperpersonalizada aos hóspedes e a segunda concentrada na otimização das operações. No primeiro caso, um sistema de IoT eliminaria a espera na fila na chegada do hóspede, que disporia de um check-in automático e poderia seguir diretamente para o quarto com uma chave digital enviada antecipadamente para o seu celular.

E não é só. O hóspede poderia acessar pelo celular as funções personalizadas do quarto e dos serviços do hotel, como iluminação ajustável, cardápios digitalizados, controles de smartTV e reservas em restaurantes. Na outra ponta, o hotel coletaria dados a respeito dos hábitos dos hóspedes para entender melhor suas preferências e, a partir daí, proporcionar uma experiência ainda mais gratificante no futuro.

Nas operações do hotel, os recursos de IoT têm potencial para melhorar o gerenciamento de ativos, de inventário e da equipe por meio de tags de rastreamento capazes de enviar alertas quando, por exemplo, o estoque de um produto atinge determinado nível. “Para os gerentes, ter a capacidade de rastrear tudo no hotel abre um enorme potencial para melhorar a eficiência e simplificar as rotinas de trabalho, tanto no front quanto no back office”, disse Rittman.

Ele destacou também a possibilidade de uso de IoT para a manutenção preditiva dos equipamentos do hotel e, assim, permitir que os reparos sejam feitos com mais rapidez e evitar as reclamações dos hóspedes. Em relação à economia de energia, o especialista lembrou que a IoT pode ajudar a reduzir os custos por meio do monitoramento detalhado das condições de uso dos sistemas de aquecimento de água, iluminação e equipamentos como freezers industriais.

Por último, Rittman disse que os dispositivos de IoT são úteis também quando se trata da segurança dos hóspedes e dos ativos do hotel. Isso pode ser conseguido com ferramentas como check-in sem chave, tags de rastreamento de bagagem e mecanismos de alerta caso uma porta “inteligente” tenha sido deixada destrancada. “Com o tempo, as tarefas diárias de administrar um hotel se tornarão cada vez mais automatizadas, deixando a equipe livre para se concentrar em fornecer melhor atendimento ao cliente”, acrescentou o especialista da GBT Technologies.

Crédito da imagem: Zhudifeng

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#economia de energia#hotelaria#internet das coisas#IoT#manutenção preditiva#segurança

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