Comissão Global de IA para o Bem faz a sua primeira reunião
Chefes de Estado e de governo, CEOs de empresas de tecnologia e representantes da ONU estão entre os membros fundadores da iniciativa
08/07/2026Por Ricardo Marques da Silva10/12/2025

Por redação AIoT Brasil
O New York Times abriu um processo contra a Perplexity AI com a alegação de que a empresa de inteligência artificial copiou e distribuiu milhares de artigos de seus jornalistas sem permissão, além de criar conteúdo fabricado, ou “alucinações”, e atribuí-lo falsamente ao jornal. A ação se soma a várias outras enfrentadas pela Perplexity, a maioria pelo uso ilegal de informações protegidas no treinamento de sua IA generativa.
Lançada em 2022, a Perplexity surgiu como um mecanismo de busca com IA generativa e rapidamente atraiu a atenção de big techs como a Meta e a Apple, que chegaram a anunciar uma possível aquisição. Em apenas três anos a startup de São Francisco arrecadou cerca de US$ 1,5 bilhão, foi avaliada em US$ 20 bilhões e conquistou investidores de peso, entre os quais a Nvidia e Jeff Bezos, fundador da Amazon.
Ao mesmo tempo, a Perplexity se tornou alvo de múltiplas disputas judiciais por uso indevido de dados. Apenas entre os veículos de comunicação, a empresa responde a processos movidos por revistas, jornais, sites e editoras como Forbes, Wired, Chicago Tribune, New York Post, Reddit, Enciclopédia Britânica e o dicionário Merriam-Webster, em geral por plágio.
Também a Dow Jones e a Cloudflare, uma das empresas de infraestrutura digital mais importantes do mundo, moveram ações contra a Perplexity, acusando-a de ocultar suas atividades de rastreamento da web e de extrair dados de sites sem permissão, com potencial violação de direitos autorais. Em novembro, a Amazon entrou com um processo contra a Perplexity e a acusou de acessar secretamente as contas de seus usuários e mascarar atividades de navegação com IA. Em todos os casos, a startup disse que é inocente das acusações.
No processo movido pelo New York Times, o jornal norte-americano afirmou que o modelo de negócios da Perplexity se baseia na extração e cópia de conteúdo, incluindo material pago, para alimentar seus produtos de IA generativa. Em um comunicado, Graham James, porta-voz do NYT, afirmou: “Embora acreditemos no uso e no desenvolvimento ético e responsável da IA, nós nos opomos veementemente à apropriação não licenciada do nosso conteúdo pela Perplexity para desenvolver e promover seus produtos”.
#cópia ilegal de conteúdo#IA generativa#treinamento de IA#uso indevido de dados

Chefes de Estado e de governo, CEOs de empresas de tecnologia e representantes da ONU estão entre os membros fundadores da iniciativa
08/07/2026Por Ricardo Marques da Silva
Pesquisadores da Alemanha pediram que chatbots se passassem por figuras públicas, e o resultado foi constrangedor e alarmante
07/07/2026Por Ricardo Marques da Silva
O sistema Amalia é parte da estratégia dos países da União Europeia de reduzir a dependência das empresas de tecnologia norte-americanas
03/07/2026Por Redação AIoT Portugal