AiotAiot


Nvidia lança arquitetura de computação Blackwell

Novas tecnologias de GPU, NVLink e resiliência permitem o uso de modelos de inteligência artificial em escala de trilhões de parâmetros

21/03/2024

Nvidia lança arquitetura de computação Blackwell
Tamanho fonte

Por redação AIoT Brasil

A Nvidia anunciou  o lançamento da plataforma Blackwell, que tem como objetivo criar e executar IA generativa em tempo real em grandes modelos de linguagem (LLMs) de trilhões de parâmetros, com até 25x menos custo e consumo de energia do que sua antecessor, segundo a empresa.

De acordo com a companhia, a arquitetura de GPU da Blackwell apresenta seis tecnologias transformadoras para computação acelerada, que ajudarão a desbloquear avanços em processamento de dados, simulação de engenharia, automação de design eletrônico, design de medicamentos auxiliado por computador, computação quântica e IA generativa.

“Durante três décadas buscamos a computação acelerada, com o objetivo de possibilitar avanços transformadores como deep learning e IA”, afirma Jensen Huang, fundador e CEO da Nvidia. “A IA generativa é a tecnologia que define o nosso tempo e a Blackwell é o motor que impulsiona esta nova revolução industrial”, completa. Entre as  organizações que deverão adotar o Blackwell estão Amazon Web Services, Dell Technologies, Google, Meta, Microsoft, OpenAI, Oracle, Tesla e xAI.

“Escalar serviços como Search e Gmail para bilhões de usuários nos ensinou muito sobre o gerenciamento da infraestrutura de computação. À medida que entramos na mudança da plataforma de IA, continuamos a investir profundamente em infraestrutura para os nossos próprios produtos e serviços e para os nossos clientes Cloud”, afirma Sundar Pichai, CEO da Alphabet e do Google.

Nomeada em homenagem a David Harold Blackwell — um matemático especializado em teoria dos jogos e estatística e o primeiro estudioso negro admitido na Academia Nacional de Ciências — a nova arquitetura sucede à arquitetura Nvidia Hopper lançada há dois anos.

TAGS

#Blackwell#GPU#Grandes Modelos de Linguagem (LLMs)#IA#IA generativa#Nvidia#NVIDIA Blackwell#NVLink

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas