AiotAiot


Número de dispositivos de IoT chegará a 16,7 bi este ano

Estudo da IoT Analytics indica crescimento de 16% em endpoints ativos, com predominância de Wi-Fi, bluetooth e celulares

05/06/2023

Número de dispositivos de IoT chegará a 16,7 bi este ano
Tamanho fonte

Por redação AIoT Brasil

Até o fim deste ano, haverá 16,7 bilhões de dispositivos de internet das coisas conectados em todo o mundo, 16% a mais do que os 14,4 bilhões registrados em 2022, e até 2027 esse número deverá crescer para 29,7 bilhões. A estimativa foi feita pela consultoria alemã IoT Analytics no recém-lançado relatório State of the IoT – Spring 2023, segundo o qual o desempenho do segmento se mantém predominantemente positivo, “apesar da incerteza econômica geral”.

Esse crescimento, segundo o estudo, deve-se principalmente ao avanço dos projetos industriais de IoT e, em particular, da indústria 4.0. Com a expectativa de que as conexões IoT por satélite cresçam 25%, o relatório prevê que a integração de opções de conectividade via satélite em chipsets LPWA impulsione mais inovação e expansão no mercado. Por outro lado, o relatório também destaca que os fluxos de investimento em startups focadas em IoT se reduziram significativamente.

“À medida que olhamos para o futuro da conectividade IoT, duas tendências são dignas de nota”, disse Satyajit Sinha, principal analista da IoT Analytics. “A primeira é a convergência das tecnologias LPWAN (low power wide area network, ou redes de grande alcance com baixo consumo de energia) que vem mudando a indústria para uma visão de solução de multiconectividade. A segunda tendência é a crescente popularidade da conectividade IoT baseada em LEO (serviço de satélite de baixa órbita), que oferece ampla cobertura, mínimo delay e forte confiabilidade”, explicou.

De acordo com a IoT Analytics, três principais tecnologias de conectividade respondem por quase 80% do mercado: wi-fi, bluetooth e IoT celular. “O wi-fi representa 31% de todas as conexões IoT. Em 2022, mais da metade dos dispositivos habilitados para wi-fi foi baseada nas mais recentes tecnologias 6 e 6E, que tornaram a comunicação mais eficiente, levando a experiências de usuário aprimoradas e a melhor desempenho. A tecnologia wi-fi está liderando a conectividade IoT em setores como casas inteligentes, edifícios e saúde”, avaliou a empresa.

A tecnologia bluetooth concentra 27% das conexões IoT globais. O relatório assinala: “O Bluetooth Low Energy (BLE), também conhecido como Bluetooth Smart, foi desenvolvido continuamente para permitir que os dispositivos IoT mantenham uma conectividade confiável enquanto consomem energia limitada. Como resultado, o BLE é agora a opção preferida para dispositivos IoT alimentados por bateria, como sensores domésticos inteligentes e dispositivos de rastreamento de ativos”.

Por fim, o IoT celular (2G, 3G, 4G, 5G, LTE-M e NB-IoT) representa quase 20% das conexões IoT globais, com crescimento de 27% em relação a 2022: “Esse avanço se deve à adoção de tecnologias mais recentes, como LTE-M, NB-IoT, LTE-Cat 1 e LTE Cat 1 bis, à medida que tecnologias mais antigas, como 2G e 3G, são eliminadas. Em 2023, as cinco principais operadoras de rede – China Mobile, China Telecom, China Unicom, Vodafone e AT&T – gerenciavam 84% de todas as conexões IoT celulares globais”, acrescentou o relatório.

A evolução do mercado de IoT a partir de 2015/Reprodução IoT Analytics

TAGS

#analytics#Bluetooth#celular#conectividade#indústria 4.0#internet das coisas#IoT#multiconectividade#wi-fi

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas