Confirmado: “banda” que faz sucesso no Spotify é uma IA
The Velvet Sundown muda a biografia na plataforma e admite que o projeto representa uma “provocação artística contínua”
10/07/202514/05/2024
imagem: divulgação
Por redação AIoT Brasil
Está disponível nos principais agregadores de áudio, como Spotify, YouTube Music e Apple Music, a música Unidos pelo Sul, que tem como objetivo, segundo Alessandro Faria (desenvolvedor mais conhecido como Cabelo) homenagear e levantar fundos para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. O incomum nessa iniciativa é que a canção foi criada por uma inteligência artificial.
Cabelo é o criador da JAX (Just Artificial Intelligence Extended), distribuição Linux gratuita baseada no openSUSE, com IA pré-instalada. “Lancei uma música criada por inteligência artificial para apoiar as vítimas das enchentes no Sul do Brasil, em uma campanha sem fins de autopromoção ou destaque na mídia. O objetivo é puramente humanitário, utilizando a tecnologia para ajudar aqueles afetados pela tragédia”, afirma ele, que promete destinar 100% dos fundos arrecadados às vítimas.
“Segundo o site da Remessa Online, o Spotify paga aproximadamente U$ 0,00397 por reprodução. Levando em conta os mais de 44 milhões de usuários na América Latina, a reprodução da música cinco vezes por usuário em um dia poderia gerar mais de 4 milhões de reais”, calcula ele. Até o momento a canção teve cerca de 2.800 reproduções.
Curioso notar que a imagem gerada por IA para a capa do single mostra pessoas com traços orientais em meio à enchente…
#desenvolvedor#enchentes#IA#inteligência artificial#JAX#Linux#música#Rio Grande do Sul#RS
The Velvet Sundown muda a biografia na plataforma e admite que o projeto representa uma “provocação artística contínua”
10/07/2025Nova tecnologia é definida pela Microsoft como “uma evolução nos modelos de IA” que proporciona ganhos em produtividade
08/07/2025Evento que se encerra hoje na capital portuguesa enfatizou os desafios e os riscos à democracia envolvidos no uso da tecnologia
04/07/2025