AiotAiot


MCTI faz parceria com empresa chinesa para desenvolver IA

Iniciativa do governo amplia a cooperação internacional e apoia o desenvolvimento de tecnologias adaptadas ao contexto brasileiro

14/04/2026

MCTI faz parceria com empresa chinesa para desenvolver IA
Tamanho fonte

Por Ricardo Marques da Silva

Como parte da agenda de cooperação estratégica entre Brasil e China nas áreas de transformação digital e inovação tecnológica, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) assinou um protocolo de intenções com a empresa chinesa iFlytek com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento de soluções em inteligência artificial no Brasil. A parceria também envolve o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e busca tecnologias de IA adaptadas ao contexto brasileiro.

Na cerimônia de assinatura do acordo, no dia 10, Luis Fernandes, ministro substituto do MCTI, destacou a importância da colaboração com a China como forma de assegurar o avanço do país nessa área: “O mundo está passando por uma revolução tecnológica e não podemos ficar reféns de tecnologias estrangeiras. Com essa parceria, aumentamos a soberania digital do Brasil e damos um passo importante para o futuro”, disse.

Wilton Mota, presidente do Serpro, disse que a colaboração com empresas da China proporcionará um impacto importante no desenvolvimento tecnológico brasileiro. “Temos desafios que a China já venceu, então estamos empolgados com a possibilidade não apenas de aquisição de tecnologias, mas também de promover a troca de conhecimento”, analisou.

De acordo com o MCTI, o escopo da cooperação está estruturado em três eixos principais: pesquisa e desenvolvimento, capacitação de recursos humanos e infraestrutura tecnológica. Entre as iniciativas previstas estão o desenvolvimento de modelos de IA adaptados ao português brasileiro, sistemas de tradução automática e acessibilidade, soluções em cibersegurança e criação de plataformas interoperáveis de dados e ambientes de nuvem segura.

Também fazem parte do acordo ações como o intercâmbio de pesquisadores, promoção de cursos e treinamentos e visitas técnicas, a fim de fortalecer a formação de profissionais e ampliar a capacidade do Brasil no desenvolvimento de tecnologias digitais avançadas. Além disso, o protocolo prevê aplicações relacionadas à melhoria de serviços públicos e ao desenvolvimento econômico, com impacto direto na digitalização do Estado e na modernização produtiva.

Ji Lin, vice-presidente da iFlytek, destacou o Brasil como parceiro estratégico para a empresa chinesa e afirmou que o país possui condições favoráveis para acelerar o desenvolvimento de soluções inovadoras. “Estamos muito felizes com essa parceria. Reconhecemos no Brasil um grande potencial para o fortalecimento no ambiente digital internacional”, disse.

A iFlytek foi fundada em 1999 por um grupo de estudantes em um laboratório da Universidade de Ciência e Tecnologia da China e, em duas décadas, evoluiu de uma startup de nicho, especializada em síntese de fala, para uma importante fornecedora de IA. Hoje, domina cerca de 40% do mercado chinês de reconhecimento de fala e atende a mais de 700 milhões de usuários, com soluções inovadoras como o modelo cognitivo Spark V4.0.

TAGS

#cooperação internacional#desenvolvimento de tecnologias#inovacao tecnologica#inteligência artificial#soberania digital#transformação digital

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas