Prefeitura de São Paulo e Bob Burnquist anunciam MetaversoSP
Ambiente virtual busca transformar a maneira como os serviços públicos são acessados, com uso de avatares e inteligência artificial
30/04/202413/10/2022
Por redação AIoT Brasil
A multinacional sueca Hexagon está apoiando as operações do Centro de Cooperação da Cidade (CCC) de Manaus (AM), um núcleo de transformação inteligente criado para melhorar os serviços públicos por meio de recursos de inteligência artificial e automação. Criado em 2021, com investimento de R$ 41 milhões, o centro integra operações de várias secretarias municipais que cuidam de áreas como defesa civil, policiamento, trânsito e mobilidade urbana da capital amazonense, que tem 2,2 milhões de habitantes.
Vinculado à Casa Civil do governo, o CCC funciona também como uma grande central de monitoramento e gerenciamento de crises, com câmeras espalhadas pela cidade. De acordo com a Hexagon, as tecnologias integradas proporcionarão uma visão operacional em tempo real da capital, a fim de agilizar a resposta a emergências, aumentar a cooperação entre os órgãos e aperfeiçoar a prestação de serviços públicos.
Sandro Diz, superintendente do CCC, disse que o núcleo de inteligência representa uma evolução tecnológica significativa, porque permite que as ocorrências sejam atendidas e monitoradas em tempo real. “O próximo passo será buscar a integração com outros serviços além do município, tornando a cidade cada vez mais conectada”, explicou.
Para Sergio Nunes, vice-presidente sênior da divisão de segurança, infraestrutura e geotecnologias da Hexagon na América Latina, o Centro de Cooperação está ajudando Manaus a transformar em realidade o conceito de cidade inteligente, ao integrar, modernizar e digitalizar as operações do governo municipal. “Com a implementação de tecnologias inéditas como o Smart Advisor, a solução de inteligência artificial da Hexagon, Manaus se consolida como uma das cidades mais inovadoras da América Latina, e estamos orgulhosos em apoiar esse projeto”, disse.
As soluções fornecerão informações e recursos que permitirão ao CCC automatizar a detecção e a resposta a incidentes, desde emergências de segurança e estacionamento irregular até reparos em infraestrutura. Além da tecnologia de IA Smart Advisor, o centro utilizará outras soluções da Hexagon, como o HxGN OnCall Dispatch, que centraliza dados e fluxos de trabalho de despacho e resposta a incidentes.
Também serão aplicados os recursos do sistema de gerenciamento de informações de segurança física (PSIM) da empresa sueca, para integrar e avaliar dados de sensores e de outros sistemas e monitorar incidentes em tempo real. O CCC utilizará ainda a solução M.App Enterprise para visualizar e analisar dados por meio de aplicações e painéis baseados em mapas, para o planejamento de operações.
#automação#cidade inteligente#gerenciamento de crises#inteligência artificial#monitoramento#smart cities#transformação inteligente
Ambiente virtual busca transformar a maneira como os serviços públicos são acessados, com uso de avatares e inteligência artificial
30/04/2024Iniciativa visa criar um programa para arenas inteligentes no Brasil e tornar o estádio do Palmeiras referência em tecnologia e qualidade de vida
25/09/2023Solução da Mapzer para cidades inteligentes é instalada em um veículo e identifica em tempo real as ocorrências que requerem reparo
08/09/2023