AiotAiot


Inteligência artificial aponta o avanço da construção civil no Brasil

Algoritmo aplicado em pesquisa prevê que o Centro-Oeste tem o maior potencial de expansão do setor em 2024, com alta de 7,8%

28/02/2024

Inteligência artificial aponta o avanço da construção civil no Brasil
Tamanho fonte

Por redação AIoT Brasil

Impulsionada pelo agronegócio, a região Centro-Oeste deverá registrar o maior crescimento do setor da construção civil neste ano, com previsão de expansão de 7,8%, seguindo-se o Sudeste, com 7%. Essa previsão foi feita por uma pesquisa da Prospecta Obras, uma empresa de análise de dados especializada em mapeamento de construções, que utilizou um algoritmo de inteligência artificial para projetar as tendências do segmento no Brasil.

De acordo com a Prospecta, a ferramenta de IA ajudou a analisar os canteiros de obras ativos no país para fornecer dados analíticos mais precisos a respeito da evolução do setor. Fundada em 2008, a empresa desenvolveu o recurso a fim de identificar as obras em fase de início, em andamento e finalizadas em todas as regiões, para entender aspectos mercadológicos essenciais envolvidos nos projetos e obter informações relevantes para quem atua no segmento.

Wanderson Leite, fundador da Prospecta, afirmou: “Hoje, somos capazes de identificar padrões de construção, áreas em desenvolvimento, valores investidos, profissionais e empresas atuantes, crescimento ou queda do mercado e tendência e projeções que contribuem para o melhor desempenho dos canteiros”.

O crescimento do setor da construção no Centro-Oeste deverá ocorrer, segundo Leite, principalmente nas cidades do interior, graças ao lançamento de condomínios de alto padrão. Em volume de construção, no entanto, o Sudeste permanecerá na liderança, “de longe”. Leite disse que toda a região terá muitas obras em andamento em 2024, com destaque para os municípios do interior: “Essa movimentação será fortemente benéfica para a geração de empregos, o aumento na venda de materiais e o crescimento regional”, afirmou.

A pesquisa mostrou que na capital paulista foram construídos 424 condomínios em 2023, e a expectativa para 2024 é de que esse número seja duplicado, “um crescimento favorecido, entre outros motivos, pela projeção de aumento no volume de crédito de 8,1%, segundo a Febraban, o que contribui para o aquecimento ainda maior desse mercado”. A região Sul, por sua vez, registrou mais de 300 mil projetos de construção no ano passado, e o setor deve crescer 4,5% neste ano.

Os estados do Norte e do Nordeste devem registrar um nível menor de crescimento: “Apesar disso, as projeções para 2024 também são positivas, com destaque para o programa Minha Casa, Minha Vida, que deverá elevar o número de novas obras nas regiões. Maranhão, Tocantins e Ceará estarão à frente, liderando o crescimento do setor”, previu a pesquisa.

TAGS

#analise de dados#construção civil#inteligência artificial#mapeamento de construções

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas