AiotAiot


“IA não é um risco, mas sim ferramenta para a eficiência”, diz presidente do InovaHC

Segundo o médico radiologista Giovanni Cerri, presidente do Centro de Inovação do Hospital das Clínicas, a inteligência artificial vai transformar o setor da saúde

28/03/2024

“IA não é um risco, mas sim ferramenta para a eficiência”, diz presidente do InovaHC
Tamanho fonte

Por redação AIoT Brasil 

Durante o Seminário LIDE Saúde, realizado recentemente em Barueri (SP) e  que teve como destaque a incorporação de novas tecnologias ao Sistema Único de Saúde (SUS), o incentivo à telemedicina na melhoria dos diagnósticos e os novos caminhos para o processo de vacinação do setor no Brasil, o  médico radiologista Giovanni Cerri, presidente do Centro de Inovação do Hospital das Clínicas (InovaHC), afirmou que o setor de saúde ultrapassou a fase de explorar o digital para executá-lo.

“É importante entender que estamos na fase de executar o digital para alavancar as tecnologias. Já passamos da fase de explorar. A próxima etapa é ‘ser’ digital. Também precisamos compreender que a inteligência artificial (IA) vai transformar a saúde como uma ferramenta, e não devemos colocá-la como um risco. É uma ferramenta para dar qualidade e trazer eficiência”, enfatizou.

De acordo com um mapeamento feito pela Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp) e Associação Brasileira de Startups de Saúde (ABSS), 62,5% das instituições utilizam o recurso de alguma forma.

Entre as principais vantagens do uso de IA na área da saúde, vale destacar alguns tópicos, como: diagnósticos mais precisos, triagem eficiente de pacientes, personalização de tratamentos, otimização de operações hospitalares, redução de erros médicos e melhoria na pesquisa médica. O impacto acontece de forma direta nos cuidados de saúde, eficiência e qualidade global no atendimento aos pacientes.

O médico neuroradiologista do Hospital Albert Einstein, Edson Amaro, responsável pelo Big Data da instituição, ressaltou a importância do acesso à tecnologia para auxílio a saúde. “A solução deve estar na mão do cidadão. Neste ponto, o smartphone é benéfico e tem de ser um aliado na medicina preventiva”.

O evento liderado pelo presidente do LIDE Saúde, Cláudio Lottenberg, contou com a presença de mais de 800 pessoas, entre médicos, cientistas, especialistas e empresários.

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas