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IA e IoT ganham espaço no varejo e em serviços

CEO da startup Evolv diz que a possibilidade de parametrização, controle e gerenciamento online em tempo real resulta em mais competitividade

25/07/2022

IA e IoT ganham espaço no varejo e em serviços
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Por redação AIoT Brasil

Para as empresas, um dos principais benefícios do uso das tecnologias de inteligência artificial e internet das coisas é a velocidade em que as soluções começam a apresentar resultados positivos, o que permite, desde o início de operação, coletar e analisar informações essenciais para o desempenho do negócio. Quem diz isso é Leandro Simões, CEO da startup brasileira Evolv, segundo o qual as novas tecnologias estão se tornando alavancas de valor, particularmente para negócios que atuam com margens de lucro apertadas e precisam melhorar a competitividade.

“Os sensores IoT conseguem coletar dados e parâmetros relevantes dos processos de diferentes áreas de uma empresa. Com essas informações disponíveis em uma plataforma inteligente, é possível começar a gerar indicadores essenciais para o negócio, de maneira prática e acionável”, explica Simões. “Saber quais são os gargalos e em quais áreas é possível otimizar processos significa produzir mais com menos recursos, e ter dados é fundamental para isso. É o conceito de que quem não controla não melhora”, acrescenta.

A Evolv é especializada no aumento de eficiência de processos operacionais usando IA e IoT e, como exemplo da efetividade desses recursos, Simões cita as áreas de facilities e manutenção que apoiam o negócio e, em geral, não contavam com essas ferramentas. Sua empresa desenvolveu, por exemplo, uma solução que otimiza a limpeza de banheiros e outros ambientes e utiliza sensores que medem o fluxo de pessoas nos locais. Essa informação é enviada a um sistema de controle e gerenciamento que alerta a equipe de limpeza para o melhor momento para fazer o serviço.

“Ao conseguir mensurar e otimizar a limpeza, o gestor de facilities consegue evitar o desperdício de água e economizar em material, evitando visitas das equipes em momentos inadequados”, diz Simões. “Além disso, o gestor recebe informações úteis sobre o fluxo de utilização dos ambientes, podendo assim programar melhor a quantidade de funcionários necessários para realização da limpeza e determinar os melhores horários”.

Esse tipo de solução tecnológica customizável, segundo Simões, pode ser aplicada em qualquer empresa: “Saber quais são os gargalos e onde é possível otimizar processos significa produzir mais com menos recursos. Ter dados é fundamental para isso, é o conceito de que quem não controla, não melhora”.

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#competitividade#gerenciamento online#inteligência artificial#internet das coisas#parametrização

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