AIoT Brasil BRASIL INTELIGÊNCIA ARTIFICIALE INTERNET DAS COISAS

Fechar
A A

Tamanho fonte

Por redação AIoT Brasil

Já se sabe que a versatilidade da internet das coisas é quase ilimitada, e mais uma prova disso pode ser observada no Tecon Santos, o maior terminal de contêineres da América do Sul, operado pela Santos Brasil. Com 596 mil m2 de área, 980 metros de cais acostável e 12 mil m2 de armazéns cobertos, o terminal conta agora com o aplicativo Myio, baseado em IoT, que monitora o consumo da água em tempo real, ajuda a detectar vazamentos e desperdícios e permite a adoção rápida de medidas para solucionar problemas por meio de um aplicativo de celular.

O Myio é um sistema de automação sem fio para gestão de recursos e ativos,que armazena localmente e na nuvem informações coletadas a partir de 21 dispositivos implantados nos hidrômetros do Tecon. A ferramenta mede o consumo e dispensa a implantação de smart meters (medidores inteligentes de alto custo), infraestrutura de cabeamento e rede de roteadores Wi-Fi, eliminando ainda a necessidade de construir e manter uma complexa estrutura de medição e reparos. Um dashboard no aplicativo permite o gerenciamento de todo o sistema, que conta com protocolo próprio de comunicação por rádio frequência.

De acordo com a Santos Brasil, os resultados foram imediatos: implantado em fevereiro, o Myio já detectou pelo menos quatro grandes vazamentos no terminal, um deles menos de 24 horas depois de ser instalado. Em um desses pontos foi identificado um consumo fora de padrão de mais de 72 mil litros em 14 horas. Com o vazamento estancado, evitou-se o desperdício diário de mais de 120 mil litros de água e um custo de aproximadamente R$ 60 mil para a empresa. Nos outros vazamentos, o consumo detectado inicialmente foi acima dos 6 mil litros diários. Após reparo, o consumo retornou à média de 800 litros por dia.

O app possui ícones acionáveis dispostos em ambientes configuráveis e de fácil parametrização e, em seu mural, são exibidas as informações de consumo de água em tempo real, para que a área de manutenção perceba rapidamente a ocorrência de um problema. Pelo aplicativo também é possível ter acesso a gráficos, cortar remotamente o fornecimento de água e ligar e desligar equipamentos elétricos, além de configurar notificações via push, como metas de consumo e horários fora padrão.

Navios em operação em um terminal de contêineres/Divulgação Santos Brasil

Mais populares

08/06/2021

99 usa IA para dar mais segurança às passageiras

Leia mais
10/06/2021

Duran Duran lança clipe feito por inteligência artificial

Leia mais
09/06/2021

Coreia do Sul recorre à IA para monitorar pesca ilegal

Leia mais
04/06/2021

Conheça o algoritmo da desinformação

Leia mais
30/10/2020

Alexa, abra La Casa de Papel, na Netflix...

Leia mais
break

Notícias Relacionadas