AiotAiot


Gravação inédita com João Carlos Martins ganha versão em NFT

A empresa OnePercent foi responsável pelo lançamento do ativo digital do maestro com a gravação orquestrada de "País Tropical"

08/09/2022

Gravação inédita com João Carlos Martins ganha versão em NFT
Tamanho fonte

Por redação AIoT Brasil

Todo artista quer ser recompensado de maneiras diferentes e todo fã deseja estar perto de seus ídolos. O maestro João Carlos Martins, em colaboração com a plataforma global Simples, da área de entretenimento, promete juntar estes dois mundos em um ativo digital.

Em agosto, a Simple começou a atuar no Brasil e em outros países com o lançamento do NFT de João Carlos Martins, criado em colaboração com a OnePercent – startup brasileira – uma gravação inédita, arranjada por ele, da música ‘País Tropical’, do compositor e cantor Jorge Ben Jor. A primeira obra de um maestro de renome mundial transformada em um token não-fungível.  

Junto com os NFTs, a Simple se estabeleceu no mercado como uma plataforma que oferece funcionalidades adicionais na forma de experiências presenciais. Com isso, a empresa espera atrair investidores, colecionadores, principalmente fãs novos no mundo dos criptoativos para o mundo dos ativos digitais.

“Nós devemos lançar até o final do ano mais dois ativos digitais em  NFTs, além do maestro, em outras áreas: No esporte, com skatista Sandro Dias, internacionalmente conhecido e nas artes com o artista  visual Eduardo Srur”, afirma o empresário Guilherme Inaimo, cofundador da plataforma Simple.

A OnePercent é a responsável pela criação das NFTs e projetos no mercado global, como a própria plataforma onde serão mintados os NFTs da Simple, a Rarum. “Essa é a primeira plataforma sustentável de NFTs do mundo, onde cada token já sai com sua pegada de carbono compensada pela Moss, nossa parceira que é uma climatech do mercado de crédito de carbono”, explica Fausto Vanin, cofundador da OnePercent. 

Futuramente, o token também será negociável no mercado secundário, permitindo pagamentos com cartões de crédito, PIX e até criptomoedas, aproximando ainda mais o público da iniciativa.

Os NFTs da Simple estão em Polygon. A escolha dessa rede para a mintagem dos NFTs, de acordo com a empresa, é mais favorável ao meio ambiente – e ainda apoiado pela segurança da rede Ethereum. Fausto Vanin afirma que “desta forma, o NFT ganha ainda mais em sustentabilidade, segurança e usabilidade”.

A plataforma propõe interação de artistas e fãs, por meio de experiências presenciais, estabelecidas em propriedades ligadas ao produto na hora da compra.   

Para o NFT do maestro, a plataforma oferecerá três tipos de produtos: Music Edition, apenas NFT – um arquivo de gravação digital inédito; Experience Edition, NFT e uma gravação em vinil da música, assinada à mão pelo maestro; e o Private Edition, que conta com NFT, disco de vinil e 1 par de ingressos para o show especial do maestro, em São Paulo, em local a ser anunciado.

Para o maestro João Carlos Martins o “NFT é a bola da vez”. “A primeira gravação digital realizada na história foi em Los Angeles, em 1978, e fui eu que realizei. Logo em seguida já vieram os CDs. Depois as plataformas foram se atualizando cada vem mais e hoje o futuro, realmente, é o NFT”, aposta o maestro.  

“A tecnologia NFT permite ao artista o controle de todas as etapas envolvendo a sua obra, da criação, passando pelo lançamento, até a  distribuição no mercado secundário. A Simple foca nos interesses dos artistas”, destaca Luiz Inaimo, empresário musical.

Outra diferença são os diferentes métodos de pagamento disponíveis. Aqueles que desejam ingressar na plataforma Simples e comprar NFTs de ‘País Tropical’ não precisarão usar criptomoedas, uma condição comum na maioria das plataformas internacionais. A compra do ativo poderá ser feita por meio de cartão de crédito nacional e internacional e transferência por PIX.

Para quem for adquirir o NFT do maestro João Carlos Martins, a plataforma Simple oferece três modalidades de arquivo digital:  

  • Music Edition: 2 mil unidades do NFT (arquivo digital com a  gravação inédita) a U$ 15,00 cada.  
  • Experience Edition: 300 unidades do NFT a U$ 70,00 + a  gravação do arquivo em disco vinil, assinado a mão pelo maestro.  
  • Private Edition: 75 unidades do NFT a U$ 500,00 + disco vinil e 1  par de ingressos para shows exclusivo do maestro, em São Paulo, em  local ainda a ser definido  

Um percentual do total das vendas será revertido em bolsas de estudos de música clássica para alunos de comunidades carentes. 

TAGS

#entretenimento#música#NFTs#Pix#Simple

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas